Pesquisar
Close this search box.
REPRISE DO VIVA

Roque Santeiro: Resumo do próximo capítulo, segunda, 18 de novembro

Criada por Dias Gomes e escrita com Aguinaldo Silva, a novela é exibida de segunda a sábado, às 12h15, com reprise às 2h15 da manhã

Logotipo da novela Roque Santeiro, em reprise no Viva
A novela Roque Santeiro é exibida de segunda a sábado, no Viva - Foto: Arte/Portal da TV
Compartilhe:

Saiba o resumo do primeiro capítulo da novela Roque Santeiro, em reprise no Viva, que vai ao ar nesta segunda-feira (18/11):

A boate é reinaugurada. Tito pensa em abrir uma fábrica de velas em Asa Branca. Pombinha e Mocinha reúnem as mulheres de Asa Branca para protestar contra a abertura da Sexus.

Qual a história de Roque Santeiro?

A novela Roque Santeiro retrata com ironia a manipulação política e econômica da fé popular no Brasil, ambientando sua narrativa na fictícia Asa Branca. A cidade vive sob o mito dos milagres de Roque Santeiro (José Wilker), um jovem coroinha e escultor de santos de barro, tido como mártir após supostamente morrer defendendo Asa Branca do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). Contudo, a volta inesperada do falso santo, 17 anos depois, ameaça o poder e a influência das lideranças locais, que se beneficiaram do mito.

Entre os líderes temerosos com o retorno de Roque estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), responsável por explorar comercialmente a imagem do santo, e o poderoso fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Este último é amante de Porcina (Regina Duarte), que se autoproclamou viúva de Roque, ainda que nunca o tivesse conhecido, ajudando a alimentar a mentira que transformou o santeiro em lenda. O retorno de Roque forma um triângulo amoroso central, entre ele, Porcina e Sinhozinho, após a pretensa viúva se apaixonar pelo verdadeiro Roque.

A trama principal explora o momento em que Roque Santeiro (José Wilker) foi dado como morto durante o ataque de Navalhada a Asa Branca. Uma menina relatou uma visão de Roque após o desaparecimento, o que originou sua canonização local. Com isso, ele ganhou uma estátua na praça, e o mito de suas curas e milagres trouxe fama, romeiros e, sobretudo, lucro à cidade, consolidando o poder das autoridades locais. No entanto, o retorno de Roque ameaça desestabilizar a estrutura econômica e social forjada ao redor de sua santidade.

A novela também explora mistérios paralelos, como o caso do lobisomem que aterroriza Asa Branca nas noites de lua cheia, atacando mulheres. O professor Astromar Junqueira (Rui Resende), com seu comportamento sombrio e enigmático, é o principal suspeito, e o telespectador descobre no último capítulo que ele, de fato, é o lobisomem, encerrando o suspense em torno de sua identidade.

Criada por Dias Gomes (1922-1999), a novela Roque Santeiro foi escrita pelo autor em parceria com Aguinaldo Silva e tem direção de Paulo Ubiratan (1947-1998). A produção foi transmitida originalmente pela TV Globo de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, em 209 capítulos.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Roque Santeiro no Viva.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Redação
Redação
O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.
error: Conteúdo protegido!

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.