O Canal Brasil prepara uma homenagem especial para a atriz Louise Cardoso, que completa 70 anos na quinta-feira (17). A programação começa às 19h15 com uma entrevista inédita no Cinejornal, comandado por Simone Zuccolotto, e segue com quatro produções que marcaram a trajetória da artista no cinema nacional.
O que aconteceu?
- Canal Brasil faz maratona para celebrar Louise Cardoso
- Atrações vão ao ar na quinta-feira (17), a partir das 19h15
- Programação começa com entrevista inédita no Cinejornal
- Atriz comemora 70 anos e 50 de carreira nos cinemas
- Filmes exibidos incluem Leila Diniz e Tia Virgínia
- Louise fala sobre mudanças no humor ao longo das décadas
- Maratona termina com Matou a Família e Foi ao Cinema
- Produções destacam momentos marcantes da carreira da atriz
Na conversa exibida no Cinejornal, Louise também celebra 50 anos de carreira, iniciada em 1975 com o filme Marcados para Viver, de Maria do Rosário. A atriz revisita momentos importantes da trajetória, como os papéis em Leila Diniz (1987), Pérola (2022) e O Clube das Mulheres de Negócios (2023). Em destaque, a reflexão sobre como o humor mudou nas últimas décadas.
“Eu atravessei momentos muito ricos do cinema nacional e momentos terríveis, depois que a Embrafilme foi fechada, por exemplo. A primeira coisa que se falava sobre o humor era que ele não tinha censura”, contou. Para Louise, rever obras antigas com outro olhar foi positivo. “Acho que o ‘politicamente correto’ faz bem para as pessoas defenderem seus direitos.”
Logo após a entrevista, vai ao ar o curta Alô Tetéia (1978), de José Joffily, sobre uma jovem da zona sul do Rio de Janeiro que vive uma série de confusões após tentar ir à praia de ônibus. Na sequência, será exibido o drama Tia Virgínia (2023), em que Louise Cardoso interpreta Valquíria, uma das irmãs da protagonista vivida por Vera Holtz.
A maratona continua com Leila Diniz (1987), cinebiografia dirigida por Luiz Carlos Lacerda. Louise dá vida à atriz que revolucionou os costumes nos anos 1960 e morreu aos 26 anos, vítima de um acidente aéreo. O encerramento será com Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), de Júlio Bressane, composto por histórias curtas, uma delas protagonizada por Louise Cardoso e Claudia Raia.


