O Ministério da Cultura (MinC) removeu o link do aplicativo da Tela Brasil da Google Play Store e reforçou que a plataforma de streaming gratuita ainda não foi lançada. Em nota oficial, o órgão desmentiu informações sobre a suposta disponibilidade do serviço e informou que os aplicativos, para Android e IOS, estão em fase final de testes.
O que você precisa saber
- O link do aplicativo da Tela Brasil foi removido da Play Store.
- O Ministério da Cultura negou o lançamento da plataforma.
- O serviço de streaming gratuito está em fase final de testes.
- O lançamento oficial está previsto para o primeiro trimestre de 2026.
- A plataforma terá cerca de 555 obras audiovisuais brasileiras.
- O cadastro para acesso será gratuito e vinculado ao gov.br.
De acordo com o comunicado, a previsão de lançamento da Tela Brasil é para o primeiro trimestre de 2026. A iniciativa faz parte da política cultural do Governo Federal para o setor audiovisual e promete reunir centenas de títulos brasileiros, com o objetivo de ampliar de forma inédita o acesso da população às produções nacionais.
Como vai funcionar o catálogo da Tela Brasil?
A nova plataforma oferecerá curtas, médias e longas-metragens, além de séries brasileiras, com cadastro gratuito vinculado ao portal gov.br. Inicialmente, serão disponibilizadas aproximadamente 555 obras, com um investimento de R$ 4,4 milhões. A construção do catálogo está em andamento e inclui acervos do MinC e instituições parceiras, como a Cinemateca Brasileira.
O acervo do Tela Brasil também contará com filmes brasileiros indicados ao Oscar e produções licenciadas por meio de edital. A iniciativa busca valorizar o audiovisual nacional, reafirmar a cidadania cultural e potencializar o mercado por meio da formação de público e da geração de demanda para o setor.
Quais os objetivos da nova plataforma?
A Tela Brasil tem como compromisso a representação da pluralidade das identidades de gênero, cultural e étnico-racial. Além disso, a plataforma visa promover a diversidade regional brasileira, preservar a memória audiovisual e oferecer obras com relevância educacional, formativa e de impacto social para os usuários.
O ministério também comentou sobre a repercussão positiva em torno do projeto, afirmando que a reação da sociedade demonstra o desejo de acessar a cultura nacional. No entanto, o órgão reforçou que as informações oficiais sobre a estreia da Tela Brasil serão divulgadas em breve por seus canais institucionais.
Leia o comunicado do Ministério da Cultura sobre a disponibilidade da plataforma Tela Brasil:
Nota sobre o lançamento da Tela Brasil, plataforma de streaming pública
O Ministério da Cultura (MinC) informa que a plataforma gratuita de streaming Tela Brasil ainda não foi lançada. Não procede a informação que vem sendo divulgada de que o serviço já estaria disponível. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.
A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais. A iniciativa de difusão do audiovisual representa um avanço estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do acesso às obras produzidas no país.
As repercussões positivas e celebradas sobre o lançamento da plataforma de streaming pública demonstram o orgulho e o desejo da sociedade brasileira de acessar sua Cultura. Porém, as informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura.


