PRODUÇÃO NACIONAL

Ministério da Cultura nega lançamento da plataforma Tela Brasil; saiba quando estreia

Plataforma de streaming gratuita do Governo Federal está em fase final de testes. Aplicativo estava disponível na Play Store, mas foi removido

Logotipo da plataforma Tela Brasil com letras brancas em caixa alta sobre fundo preto e detalhe de triângulo com círculo amarelo
Tela Brasil: plataforma será lançada no primeiro semestre de 2026 - Foto: Reprodução
Compartilhe:

O Ministério da Cultura (MinC) removeu o link do aplicativo da Tela Brasil da Google Play Store e reforçou que a plataforma de streaming gratuita ainda não foi lançada. Em nota oficial, o órgão desmentiu informações sobre a suposta disponibilidade do serviço e informou que os aplicativos, para Android e IOS, estão em fase final de testes.

O que você precisa saber

  • link do aplicativo da Tela Brasil foi removido da Play Store.
  • O Ministério da Cultura negou o lançamento da plataforma.
  • O serviço de streaming gratuito está em fase final de testes.
  • O lançamento oficial está previsto para o primeiro trimestre de 2026.
  • A plataforma terá cerca de 555 obras audiovisuais brasileiras.
  • O cadastro para acesso será gratuito e vinculado ao gov.br.

De acordo com o comunicado, a previsão de lançamento da Tela Brasil é para o primeiro trimestre de 2026. A iniciativa faz parte da política cultural do Governo Federal para o setor audiovisual e promete reunir centenas de títulos brasileiros, com o objetivo de ampliar de forma inédita o acesso da população às produções nacionais.

Como vai funcionar o catálogo da Tela Brasil?

A nova plataforma oferecerá curtas, médias e longas-metragens, além de séries brasileiras, com cadastro gratuito vinculado ao portal gov.br. Inicialmente, serão disponibilizadas aproximadamente 555 obras, com um investimento de R$ 4,4 milhões. A construção do catálogo está em andamento e inclui acervos do MinC e instituições parceiras, como a Cinemateca Brasileira.

O acervo do Tela Brasil também contará com filmes brasileiros indicados ao Oscar e produções licenciadas por meio de edital. A iniciativa busca valorizar o audiovisual nacional, reafirmar a cidadania cultural e potencializar o mercado por meio da formação de público e da geração de demanda para o setor.

Quais os objetivos da nova plataforma?

A Tela Brasil tem como compromisso a representação da pluralidade das identidades de gênero, cultural e étnico-racial. Além disso, a plataforma visa promover a diversidade regional brasileira, preservar a memória audiovisual e oferecer obras com relevância educacional, formativa e de impacto social para os usuários.

O ministério também comentou sobre a repercussão positiva em torno do projeto, afirmando que a reação da sociedade demonstra o desejo de acessar a cultura nacional. No entanto, o órgão reforçou que as informações oficiais sobre a estreia da Tela Brasil serão divulgadas em breve por seus canais institucionais.

Leia o comunicado do Ministério da Cultura sobre a disponibilidade da plataforma Tela Brasil:

Nota sobre o lançamento da Tela Brasil, plataforma de streaming pública

O Ministério da Cultura (MinC) informa que a plataforma gratuita de streaming Tela Brasil ainda não foi lançada. Não procede a informação que vem sendo divulgada de que o serviço já estaria disponível. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.

A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais. A iniciativa de difusão do audiovisual representa um avanço estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do acesso às obras produzidas no país.

As repercussões positivas e celebradas sobre o lançamento da plataforma de streaming pública demonstram o orgulho e o desejo da sociedade brasileira de acessar sua Cultura. Porém, as informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura.

Portal da TV © 2026 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: