A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) anunciou a criação do Grupo de Trabalho de Experiência do Usuário (GT UX). O objetivo é debater o papel do público na implantação da TV 3.0, a próxima geração da TV digital no Brasil. A iniciativa busca unir tecnologia e usabilidade nesta nova fase do mercado. A primeira reunião aberta ao público ocorre na próxima sexta-feira (20), entre 17h e 18h. As inscrições podem ser feitas aqui.
O que você precisa saber
- SET anuncia a criação do Grupo de Trabalho de UX.
- Iniciativa foca na experiência do usuário na TV 3.0.
- Primeira reunião ocorre na próxima sexta-feira (20).
- Luana Bravo destaca o papel ativo do telespectador.
- Brasil possui 185 milhões de usuários de internet.
- Nova TV aberta chega com 4k e interatividade em 2026.
O grupo pretende aprofundar as discussões sobre como a experiência do consumidor afeta o engajamento e a acessibilidade na nova TV digital. A TV 3.0 inaugura um modelo mais conectado e personalizado para o telespectador. A proposta do GT envolve analisar a integração entre design, tecnologia e comportamento. Essa abordagem visa criar experiências relevantes dentro do ecossistema audiovisual que surge com a modernização do setor.
“Hoje, as pessoas escolhem como, quando e em qual tela querem consumir conteúdo. Colocar o usuário no centro das decisões é essencial para a sustentabilidade do setor. Em um cenário no qual o espectador já não é mais passivo, a sua experiência transforma a forma de consumir mídia, ampliando retenção, engajamento e satisfação”, explica Luana Bravo, diretora executiva da SET.
Dados de consumo
O relatório Digital 2026 aponta que o Brasil encerrou o ano passado com 185 milhões de usuários de internet. Esse número representa quase 87% da população do país. O estudo mostra que os brasileiros gastam quase quatro horas por dia em redes sociais. Tal cenário reforça a necessidade de focar no comportamento do público para o desenvolvimento da nova TV digital.
Luana Bravo destaca que o setor atravessa uma transição tecnológica sem precedentes com a união entre TV e internet. “Hoje, as pessoas escolhem como, quando e em qual tela querem consumir conteúdo. Colocar o usuário no centro das decisões é essencial para a sustentabilidade do setor. Em um cenário no qual o espectador já não é mais passivo, a sua experiência transforma a forma de consumir mídia, ampliando retenção, engajamento e satisfação.”
A chegada da TV 3.0 ao Brasil representa o maior salto evolutivo desde a digitalização do sinal. A estreia da tecnologia está prevista para o primeiro semestre de 2026 nas capitais. O novo padrão permitirá imagens em 4k e 8k, além de áudio imersivo. A nova TV digital oferecerá interatividade pelo controle remoto e acesso a serviços digitais direto no televisor.


