Uma das maiores apostas da Record, a novela bíblica Reis terminará em 2025, na 13ª temporada. Após três anos de exibições divididas em fases, a trama escrita por Cristiane Cardoso será encerrada com a última temporada, intitulada A Esperança. A decisão foi confirmada pelo Univer Video, plataforma de streaming da Igreja Universal do Reino de Deus, que coproduziu o projeto.
A emissora ainda não exibiu a 12ª temporada, A Emboscada, que estreou no Univer Video em setembro. Na TV aberta, ela substituirá Força de Mulher na programação, mas a emissora não divulgou uma data exata para a estreia. As gravações da 13ª fase estão em andamento, com previsão de término em janeiro de 2025. A produção era uma parceria entre a Record e a Igreja Universal.
A história, baseada nos livros de Samuel, Reis, Crônicas, Provérbios, Eclesiastes e Salmos, narra a transição de Israel da liderança de juízes para a monarquia. Desde 2022, ao longo dos capítulos, a novela mostrou os reis bíblicos Saul, Davi e Salomão em fases diferentes da vida.
Entre os destaques do elenco, Carlo Porto deu vida a Saul, enquanto Davi foi vivido por Gabriel Vivan, Cirillo Luna e Petrônio Gontijo em momentos distintos. Guilherme Dellorto interpreta Salomão atualmente, mas o papel pode ser alterado na próxima temporada. A informação sobre o cancelamento de Reis foi adiantada pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
A história da 12ª temporada da novela Reis
Disponível no Univer Video, a nova fase da novela Reis foca na história do reinado de Abias, filho e sucessor de Roboão (Heitor Martinez), um dos personagens centrais da 11ª temporada. Abias, que anteriormente era interpretado por Gabriel Vivan, terá um novo ator nesta fase da produção. O personagem já foi apresentado como sucessor de seu pai e conheceu sua futura mulher, Ana (Mharessa).
A plataforma de streaming anunciou a estreia dos novos episódios em agosto, logo após o término da 11ª temporada, em junho. Durante o último capítulo, a novela entrou em sua nova fase, com um anúncio indicando que a próxima etapa estaria disponível em breve. Na TV aberta, Reis foi substituída por A Rainha da Pérsia, que permaneceu no ar por aproximadamente um mês, seguida pela estreia de Força de Mulher.