O jornalista Vanderson Nascimento, da Rede Bahia, desembarca nesta sexta-feira (25) no Vaticano com a missão de ancorar a cobertura do funeral do papa Francisco (1936-2025) e a escolha do novo líder da Igreja Católica. A emissora é a única da Bahia com cobertura in loco deste evento de alcance global.
O que aconteceu?
- Jornalista da Rede Bahia desembarca no Vaticano nesta sexta-feira (25)
- Vanderson Nascimento vai ancorar a cobertura do funeral do papa
- Conclave será acompanhado de perto pela equipe da emissora
- Dom Sergio da Rocha é cotado como sucessor do Papa Francisco
- Diretora de jornalismo destaca compromisso com olhar local
- Rede Bahia também esteve em Roma na canonização de Irmã Dulce
Vanderson é apresentador do telejornal Bahia Meio Dia –equivalente ao SP1– e vai mostrar, com foco local, os bastidores do conclave que definirá o novo pontífice. Além disso, a parceira da Globo também vai acompanhar a participação do arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha, apontado como um dos possíveis sucessores de Francisco.
Ana Raquel Copetti, diretora de jornalismo da Rede Bahia, destaca o valor da presença em acontecimentos globais com uma narrativa local. “É fundamental que estejamos presentes, com uma abordagem local e personalizada para o nosso público, nos assuntos que interessam para os baianos em qualquer parte do mundo.”
A cobertura especial contará com boletins ao vivo, reportagens e bastidores das cerimônias. “É uma cobertura que nos desafia e nos honra. Estar em Roma nesse momento tão decisivo para os católicos do mundo inteiro, representando a Bahia, é uma responsabilidade que carrego com muita emoção”, declarou Vanderson Nascimento.
Essa não é a primeira vez que a Rede Bahia cobre um momento importante do Vaticano. Em 2019, o jornalista Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã, esteve em Roma durante a canonização de Irmã Dulce, primeira santa nascida no Brasil, a Santa Dulce dos Pobres. Na época, o evento mobilizou fiéis em todo o país.