A EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, estreou nesta segunda-feira (19) novos estúdios de jornalismo, em comemoração ao seu aniversário de 45 anos. Os espaços, totalmente reformulados, incorporam tecnologias avançadas e um design moderno, projetado para aprimorar a experiência do telespectador.
O novos estúdios, idealizados por Fernando Zerbetto, designer da Globo, visa criar uma identidade visual unificada com os cenários jornalísticos da rede. Entre as inovações, está um telão em LED, novidade na EPTV, que permite maior flexibilidade na apresentação de conteúdos e facilita a aproximação do público com as notícias em tempo real. O telão possibilita que o cenário se adapte ao programa transmitido, integrando o telespectador ao ambiente informativo de maneira mais imersiva.
Além da tecnologia, os cenários utilizam materiais sustentáveis, como Pinus e MDF, reforçando o compromisso ambiental da emissora. O design foi concebido para atender aos três telejornais locais: Bom Dia Cidade, EPTV1 e EPTV2, diferenciando-se pela cor do LED utilizada em cada um, com amarelo, laranja e azul, respectivamente. As emissoras EPTV Ribeirão Preto, EPTV São Carlos e EPTV Sul de Minas também receberam a novidade.
Luciane Viegas, diretora de Jornalismo do Grupo EP, enfatiza a importância da proximidade com o telespectador. “Nossos jornais já contam com a participação intensa do telespectador, como o uso de imagens gravadas pelo celular no momento exato do fato. Essa participação é cada vez mais necessária no jornalismo diário. Agora, com esse cenário, a interação está mais evidente, com mais recursos de participação e interatividade no telão, trazendo o público para dentro dos telejornais”, diz a gestora da afiliada da Globo.
Giulio Breviglieri, diretor de Tecnologia do Grupo EP, complementa ressaltando as melhorias tecnológicas do estúdio da EPTV. O telão de Campinas tem sete metros quadrados (3,5m x 2,0m). “Isso permite que os apresentadores mostrem com mais didática as informações e interajam com os repórteres que estão nas ruas, de uma forma mais evidente. Entendemos que isso aproximará o jornalista do conteúdo e da informação que precisa ser passada para o telespectador”, complementa.