MERCADO DA BOLA

Ex-zagueiro do Goiás, Alexandre Lopes faz balanço de 2025 e define foco para 2026

Técnico, que também comandou o Uberlândia em 2025, analisa ano de 'amadurecimento' e busca novos desafios após acesso com a Ferroviária em 2023

O ex-zagueiro Alexandre Lopes, com boné e camisa azul, gesticula com o braço apontado durante partida de futebol no campo
Alexandre Lopes faz balanço da atual temporada e projeta os próximos passos - Foto: Matheus Almeida/Crac
Compartilhe:

O técnico Alexandre Lopes, ex-zagueiro com passagem pela seleção brasileira, avalia o mercado para a temporada 2026. Aos 51 anos, o treinador encerrou um 2025 intenso, com experiências em três regiões do Brasil: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Ele busca dar o próximo passo na carreira após comandar o Crac, o Uberlândia e o Tubarão.

O que você precisa saber

  • Alexandre Lopes está atento ao mercado para 2026.
  • Em 2025, ele comandou Crac, Uberlândia e Tubarão.
  • O técnico iniciou o ano no Crac, no Campeonato Goiano.
  • Ele avançou de fase com o Tubarão no estadual catarinense.
  • Lopes destacou o ano como de “muito trabalho e amadurecimento”.
  • Em 2023, conquistou o acesso à Série C com a Ferroviária.
  • Como jogador, teve passagem pela seleção brasileira.

O ano de 2025 começou com Alexandre Lopes à frente do Crac no Campeonato Goiano. No clube, ele participou da campanha que levou o time até as quartas de final. Em seguida, o profissional comandou o Uberlândia na Série D do Campeonato Brasileiro.

Mais recentemente, o técnico assumiu o Tubarão na Série B do Campeonato Catarinense. Na equipe, ele tinha o objetivo de evitar o rebaixamento, mas conseguiu avançar de fase no estadual.

“Foi um ano intenso, de muito trabalho e amadurecimento”, avaliou o profissional ao Portal da TV. “Tive a oportunidade de conhecer realidades distintas e diferentes projetos, sempre atuando com o profissionalismo que acompanha a minha carreira desde quando era atleta. Cada experiência contribuiu para o meu crescimento como treinador.”

Conquistas de Alexandre Lopes

Alexandre Lopes tem se destacado pelas boas campanhas como treinador. Um de seus grandes momentos ocorreu em 2023, quando levou a Ferroviária ao vice-campeonato da Série D. O resultado garantiu o acesso da equipe para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

Na base, o técnico também acumula conquistas. Pelo Fluminense, ele foi tetracampeão carioca, com títulos nas categorias sub-16, sub-17 (duas vezes) e sub-20.

Como jogador, nos anos 1990 e 2000, foi zagueiro de equipes como Fluminense, Corinthians, Internacional, Sport, Portuguesa, Goiás e Criciúma. Internacionalmente, vestiu as camisas do Spartak Moscou (Rússia) e Tokyo Verdy (Japão).

Foco na temporada de 2026

Agora, Alexandre projeta o próximo passo da carreira com foco em novos desafios para 2026. “Encerramos uma temporada de muita entrega, e a expectativa é de seguir evoluindo. Estou muito motivado e quero seguir contribuindo com o futebol brasileiro, colocando em prática tudo que aprendi ao longo desses anos como atleta e treinador”, finalizou.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem:

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.