A Amazon está em negociações com a Televisa para retornar com as séries Chaves (1973-1980) e Chapolin (1973-1979) no catálogo do Prime Video no Brasil. As conversas ocorrem desde a semana passada, segundo fontes ligadas ao processo. A Globo, que exibia no Multishow, e o SBT também estão em tratativas com a gigante mexicana para retomar a exibição dos programas.
As informações sobre as negociações da Amazon para a volta de Chaves e Chapolin são do site F5, da Folha de S.Paulo. A suspensão das séries de Roberto Goméz Bolaños (1929-2014), ocorrida em 2020, afetou a exibição global de Chaves e Chapolin, programas icônicos da televisão latina. Na época, a interrupção aconteceu por divergências sobre os direitos de transmissão.
O Grupo Chespirito, liderado por Roberto Goméz Fernandes, filho do criador dos personagens, é responsável pelos direitos intelectuais, enquanto a Televisa detém as fitas com os episódios antigos. A falta de consenso sobre um aumento solicitado pelo Grupo Chespirito no valor pago pela distribuição resultou no fim do contrato com a Televisa. Com isso, o SBT, que exibia Chaves há décadas, foi obrigado a tirar o programa do ar.
Desde então, as negociações para o retorno das séries enfrentaram diversos obstáculos. No entanto, novas rodadas de conversas foram retomadas recentemente. A Amazon, que já tinha os direitos de exibição no Brasil antes da suspensão, está em uma posição estratégica, considerada a empresa com melhor relacionamento com o Grupo Chespirito.
Além disso, fontes indicam que a Amazon foi informada de que novos contratos devem ser firmados, tanto com a Televisa quanto com o Grupo Chespirito, e que haverá novas bases de pagamento. Isso também vale para o SBT e a Globo, que estão avaliando a viabilidade financeira para trazer de volta os programas ao público brasileiro.
A reestreia das séries, entretanto, já está confirmada para os Estados Unidos, onde a TelevisaUnivision, através do canal UniMás e do streaming ViX, exibirá Chaves a partir de 21 de setembro. O movimento pode indicar que o retorno no Brasil esteja próximo de ser concretizado, uma vez que a família Bolaños já deu o aval para o relançamento das séries em solo norte-americano.