A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, demitiu nesta sexta-feira (5) o jornalista Wilson Soler, principal nome do telejornalismo local. Ele ancorava e editava o Boa Noite Paraná desde o final de 2021, quando substituiu Sandro Dalpícolo. A decisão surpreendeu colegas de redação, já que o comunicador havia apresentado normalmente a edição de quinta-feira (4) e se despediu do público como se voltasse ao ar no dia seguinte.
O que aconteceu?
- RPC, afiliada da TV Globo, demitiu Wilson Soler nesta sexta-feira (5)
- Jornalista era âncora e editor-chefe do Boa Noite Paraná desde 2021
- Ele apresentou normalmente o telejornal na quinta (4) antes da dispensa
- Demissão foi comunicada em reunião emergencial na manhã de sexta
- Corte faz parte de processo de contenção de custos da emissora
- RPC já havia dispensado outros jornalistas locais em menos de um ano
- Soler trabalhava na afiliada desde 1999 e tinha quase 30 anos de empresa
- Jornalista também foi âncora do Bom Dia Paraná e do Meio Dia Paraná
Segundo o TV Pop, o jornalista foi convocado para uma reunião emergencial na manhã desta sexta-feira (5), na qual foi informado sobre a rescisão contratual. Ele já não voltará ao ar, deixando o principal telejornal da emissora desfalcado também pela ausência de Helen Anacleto, que está em licença-maternidade. A situação causou perplexidade, já que âncora acumulava quase 30 anos de carreira na RPC.
Ainda conforme a publicação, a demissão faz parte de um processo de reestruturação da afiliada. O canal enfrenta corte de custos, cenário semelhante ao de outras emissoras do mercado no Paraná. Diferentemente de concorrentes como a Rede Massa, afiliada do SBT, que optaram por encerrar programas locais, a RPC preferiu reduzir despesas com cortes em nomes de peso do jornalismo local.
Nos últimos meses, a afiliada da TV Globo dispensou também Vanessa Rumor, Solange Riuzim e Wilson Kirsche, que era cotado para assumir o Boa Noite Paraná futuramente. Procurada pelo Portal da TV, a assessoria de imprensa da RPC confirmou que o apresentador Wilson Soler deixou o quadro de colaboradores. A parceira da TV Globo no Paraná, no entanto, disse que não “comenta sobre desligamentos de profissionais”.
A carreira de Wilson Soler
Wilson Soler nasceu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, filho de um paulistano e de uma baiana. Mudou-se para Curitiba em 1978 e, dois anos depois, para Campo Grande (MS). Em 1993, iniciou a carreira no jornalismo impresso e logo migrou para a mídia eletrônica. Dois anos depois, concluiu a graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Ainda na década de 1990, Soler presidiu o Sindicato dos Jornalistas no Mato Grosso do Sul, sendo eleito e reeleito entre 1995 e 1998. Nesse período também formou-se em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). No ano seguinte, ingressou na RPC, afiliada da TV Globo, onde trabalhou como repórter, chefe de reportagem e apresentador.

Com MBA em Gestão de Negócios pelo ISAE/FGV (2006), Wilson Soler assumiu em 2007 o cargo de chefe de reportagem na RPC. Em 2011, passou a ancorar o Bom Dia Paraná e apresentou o Conversa S.A., da emissora ÓTV, dedicado a economia e gestão. No ano seguinte, integrou o programa de estudos IGE Brasil/Índia, realizando palestras e visitas técnicas em Calcutá e no estado de Bengala Ocidental.
Reconhecido por sua atuação no jornalismo econômico, recebeu em 2013 o título de Jornalista Econômico do Ano, concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná. Formou-se como Master Coach em 2018 e, no ano seguinte, assumiu a bancada do Meio Dia Paraná. Em 2021, foi promovido a editor-chefe e âncora do Boa Noite Paraná, principal telejornal local da RPC em Curitiba.
Ao longo da carreira, Wilson Soler realizou mais de 3 mil entrevistas, com destaque para o jornalismo investigativo, econômico e ambiental. Além da comunicação, atua como investidor em empresas dos setores de tecnologia, energia sustentável, finanças e marcenaria. Fora da TV, dedica-se à família: é pai de três filhas e um filho, e avô de duas netas.


