O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Basbaum, participou do programa Cidadania, da TV Senado, e abordou os principais desafios da comunicação pública no país. Em entrevista, exibida nesta semana, o jornalista destacou as oportunidades trazidas pela TV 3.0 e a relevância do combate à desinformação em um cenário de mudanças tecnológicas e sociais.
Segundo Basbaum, a transição para a TV 3.0 representa um momento estratégico para os veículos públicos. O decreto 12.595/25 estabelece que emissoras como TV Senado, TV Câmara, TV Brasil e Canal Gov estejam na primeira posição do catálogo de aplicativos da nova tecnologia. Para ele, essa medida amplia a visibilidade da comunicação pública e fortalece a presença no cotidiano da população.
“Você vai ter ali uma primeira página com as TVs públicas. O serviço que presta a TV Senado, a TV Câmara, a TV Brasil e o Canal Gov, além dos catálogos de conteúdo. É uma possibilidade de posicionamento muito grande que a gente tem, de ser conhecido, de estar no line up das pessoas”, afirmou.
EBC e o combate à desinformação
Durante a entrevista, Andre Basbaum também foi questionado sobre o papel da EBC diante do avanço das fake news. “Esse tem de ser um pacto da sociedade, acho que chegamos a um limite. É uma verdadeira praga do nosso tempo, essa enchente de desinformação, em que o cidadão não consegue confiar na informação”, declarou.
Para ele, a comunicação pública pode oferecer a informação verídica e verificada de forma gratuita, combatendo a desinformação. “O jornalismo profissional é um instrumento fundamental para a democracia e para buscar a integridade e a qualidade da informação”, avalia o executivo, que foi nomeado para o comando da EBC na semana passada.


