A Warner Bros. Discovery anunciou a renovação do contrato do narrador André Henning com a TNT Sports. O acordo mantém o profissional como a principal voz das transmissões da UEFA Champions League no Brasil. A empresa não revelou a duração do novo compromisso.
André Henning integra o time da emissora desde 2006 e foi peça-chave na criação da marca, então chamada Esporte Interativo. Sua trajetória está diretamente ligada à Champions League, competição que narrou em 15 finais, sendo oito delas diretamente do estádio.
Aos 49 anos, o paulista também esteve presente em coberturas de outros torneios, como Campeonato Paulista, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro e ligas nacionais europeias. Fora do futebol, o narrador ficou marcado pela narração do título mundial da seleção brasileira de handebol feminino em 2013.
Narrador fala da renovação do contrato
Para o narrador, a renovação com a TNT Sports tem um significado especial. “Eu me sinto um privilegiado por ser reconhecido como a voz da Champions na TNT Sports, que é a casa da Champions no Brasil há tantos anos. Fazendo uma analogia com o futebol, é como renovar o contrato com o Real Madrid. Saber que o Real Madrid quer renovar comigo, para que eu continue sendo o camisa 10 do time depois de tanto tempo, é uma honra”, disse.
Henning destacou a evolução do formato das transmissões ao longo dos anos. “Nós transformamos a maneira como as transmissões de Champions são feitas no Brasil. A gente deu vários passos adiante e a gente se supera cada vez mais. Nós desenvolvemos uma nova linguagem e eu participei ativamente desse processo. Nós tínhamos essa ideia desde a criação do Esporte Interativo, lá em 2006. Como eu vinha do rádio e sempre trouxe essa empolgação e essa energia comigo, eu fui contratado para isso”, afirmou.
Além das narrações, André Henning seguirá apresentando seu programa diário, Live do André Henning, no YouTube da TNT Sports, sempre às 9h. O narrador também continuará atuando em jogos do Campeonato Paulista e participando das atrações esportivas da Warner Bros. Discovery.
A carreira do narrador André Henning
André Henning nasceu em São Paulo no dia 20 de setembro de 1975. Filho do jornalista Hermano Henning e de Vera Henning, cresceu em um ambiente de comunicação e informação. Seu irmão, Herbert Henning, também seguiu carreira no jornalismo. Desde cedo, André demonstrou interesse pelo universo da narração esportiva e da mídia, desenvolvendo habilidades que seriam essenciais para sua trajetória profissional.
Sua carreira começou na Rádio Cidade, atual Metrópole FM, em Salvador, onde se envolveu não apenas com o jornalismo, mas também com a produção e operação técnica de rádio. A experiência foi uma verdadeira escola, permitindo-lhe conhecer os bastidores do meio radiofônico. Durante esse período, criou laços importantes, como sua amizade com Mário Kertész, e mantém contato com colegas da época até hoje.
André Henning se firmou como apresentador e coordenador do programa Bom Dia Bahia, na TV Aratu, então afiliada da CNT. Em 1997, retornou a São Paulo para atuar na Rádio Band FM, onde começou a trabalhar como repórter. Sua versatilidade e talento o levaram à Rádio Transamérica em 2001, onde passou a narrar grandes eventos esportivos, como a Fórmula 1, a Copa do Mundo de 2002 no Japão e as Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Em 2006, André Henning retornou à televisão, sem abandonar o rádio, para atuar como narrador na TNT Sports, então chamada de Esporte Interativo, em transmissões realizadas em parceria com a NGT, TV Cultura e Band. No ano seguinte, deixou a Rádio Transamérica para se dedicar exclusivamente à TV, onde permanece até hoje como principal narrador esportivo da emissora. Além de comandar as transmissões da UEFA Champions League e do Campeonato Brasileiro, também apresentou programas como No Ar com André Henning e Caderno de Esportes.