Pesquisar
Close this search box.

LUTO NA ARTE

Ator Paulo César Pereio morre aos 83 anos no Rio de Janeiro

Artista estava internado em estado grave em razão de complicações de uma doença hepática avançada

Paulo César Pereio em entrevista
Paulo César Pereio morreu aos 83 anos, no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

O ator Paulo César Pereio morreu neste domingo (12), aos 83 anos, no Hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro, onde estava internado em estado grave devido a complicações de uma doença hepática avançada. A informação foi confirmada por Stepan Nercessian, administrador do Retiro dos Artistas, onde Pereio vivia.

Nascido em Alegrete (RS) em 19 de outubro de 1940, Paulo César Pereio construiu uma carreira multifacetada, atuando em mais de 60 filmes e em diversas produções televisivas, incluindo novelas da Globo. Sua trajetória artística se destacou desde os anos 60, quando estreou no cinema com o filme Os Fuzis, dirigido por Ruy Guerra.

No entanto, foi em 1975, com As Aventuras Amorosas de um Padeiro, que Paulo César Pereio recebeu reconhecimento ao conquistar o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado. Pereio foi um dos principais representantes do Cinema Novo, movimento que buscava uma abordagem mais realista e crítica da sociedade brasileira.

A presença marcante em filmes de pornochanchada e a postura rebelde o transformaram em uma figura emblemática, defensora da liberdade de expressão e crítica social. Em entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto (1956-2016), Paulo César Pereio disse: “Construo este mito, para ser pouco incomodado. É uma espécie de self-art.”

“Pereio, na terceira pessoa, é obra minha. Posso ser considerado no Brasil uma celebridade. As pessoas me reconhecem na rua. Mas posso me dar ao direito de sair sozinho por aí, subir morro, andar na banda podre e na baixa sociedade, tranquilamente. Sei como não ser vítima disso. Conheço atores brasileiros que têm de fingir que são outra pessoa para sair na rua”, destacou Paulo César Pereio.

O ator foi casado por 15 anos com a atriz Cissa Guimarães, com quem teve dois filhos. Um deles é o ator João Velho, que fez sucesso como intérprete de Catraca, integrante da Vagabanda, na 11ª temporada de Malhação, em 2004. Em setembro do ano passado, a apresentadora visitou o ex-marido no Retiro dos Artistas. Os dois se abraçaram e caminharam juntos pelo local. Eles também são pais de Tomaz Velho.

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.