Cecília Dassi, que conquistou o público ao interpretar Sandrinha na novela Por Amor (1997), de Manoel Carlos, decidiu trilhar um caminho diferente do meio artístico. Hoje, aos 35 anos, ela atua como psicóloga e abandonou os sets de gravação. Em entrevista, ela conta que a mudança ocorreu de forma gradual e sem traumas.
A decisão foi pautada pelo interesse crescente na psicologia, que despertou nela um “chamado maior” do que a atuação. “Quando eu pensava na possibilidade de viver no universo da psicologia, sentia mais esse chamado no meu coração do que quando pensava em viver no mundo artístico”, disse em entrevista ao Gshow.
A atriz, que também participou de novelas como O Beijo do Vampiro (2002) e Alma Gêmea (2005), destacou que, apesar de ter boas lembranças da época da TV, não se identificava tanto com o formato da teledramaturgia. “Fui vendo que gostava muito mais do teatro e do cinema, mas na novela eu realmente não tinha muito prazer, não tenho esse encantamento.”
A vida de Cecília Dassi longe dos holofotes
A paixão pela psicologia surgiu durante a escola, quando realizou uma orientação vocacional. Inicialmente, Cecília Dassi via a profissão como um suporte para a construção de personagens, mas ao longo da faculdade percebeu que esse era seu verdadeiro caminho.
Apesar da mudança, Cecília enfrentou desafios no início da carreira como terapeuta. Muitos pacientes a procuravam mais pela curiosidade sobre sua experiência na TV do que pelo trabalho como psicóloga. “Conseguia perceber quando a pessoa estava me procurando que ela nem queria fazer terapia de verdade, estava só querendo se aproximar de mim porque eu era atriz.”
A psicóloga também cogitou mudar de nome para evitar associações com sua antiga profissão, mas decidiu encarar o passado sem rejeições. “Em vez de negar esse passado, decidi assumi-lo. Falei: ‘Sou a ex-atriz que agora é psicóloga. Essa é a pessoa que você vai encontrar na clínica se você me procurar’.”
Hoje, além do consultório, Cecília usa as redes sociais para abordar temas de saúde mental e desmistificar transtornos psicológicos. Seu perfil no Instagram se tornou um espaço de acolhimento e informação, onde evita expor sua vida pessoal para manter um ambiente profissional. “Gosto de criar um espaço onde as pessoas não se sintam constantemente inadequadas e insuficientes.”
Possível retorno às câmeras?
Mesmo distante das novelas, Cecília Dassi não descarta completamente a possibilidade de atuar novamente, desde que seja um projeto curto e com um personagem bem estruturado. “Hoje não é uma demanda e nem se encaixa na minha rotina, não é um desejo meu, mas eu sinto que em algum momento pode se tornar… Tem um espacinho no meu coração em stand by [risos].”
Na entrevista ao Gshow, Cecília Dassi também mencionou um recente reencontro com Gabriela Duarte e Marcelo Serrado, seus colegas de elenco em Por Amor. Sem dar detalhes sobre o motivo do encontro, revelou que muitas lembranças da época voltaram à tona. “Foi muito legal”, disse ela.