Bruno Luperi, autor do remake de Pantanal (2022) e neto de Benedito Ruy Barbosa, não terá mais um contrato fixo com a TV Globo a partir de 31 de dezembro. O roteirista negocia um novo formato de vínculo com a emissora, que prevê entregas e prazos obrigatórios para o desenvolvimento de novelas. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
Conforme a publicação, o atual contrato de Bruno Luperi, de longo prazo e sem compromisso com histórias específicas, será encerrado no fim do mês. No novo modelo proposto, caso uma obra criada pelo autor não seja aprovada pela direção da TV Globo, ele ficará livre para trabalhar em outras empresas.
A mudança segue a política de renovação de contratos de autores adotada pela TV Globo, com exceções como Gloria Perez, Walcyr Carrasco e Rosane Svartman. Recentemente, Aguinaldo Silva e Izabel de Oliveira também retornaram à emissora sob esse formato de vínculo por obra certa.
As negociações entre Bruno Luperi e a emissora ainda estão em curso. O escritor e a direção de teledramaturgia devem retomar as conversas após o período de festas. Uma decisão definitiva está prevista para ser tomada até o fim do primeiro trimestre de 2024.
Bruno Luperi começou sua trajetória na Globo em 2016, quando colaborou com Benedito Ruy Barbosa em Velho Chico. Ele assumiu o texto da novela após o afastamento de Edmara Barbosa, filha de Benedito. Em 2020, foi indicado pelo avô para escrever o remake de Pantanal, exibido originalmente pela TV Manchete (1983-1999). Neste ano, Luperi trabalhou na nova versão de Renascer.