A Band renovou na segunda-feira (18), em sua sede no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação com a China para a produção conjunta de documentários, séries e novelas, além do compartilhamento de conteúdo jornalístico. O novo acordo, firmado pela primeira vez em 2009, foi selado durante a visita de uma comitiva chinesa ao Brasil, em meio à realização do G20.
A delegação asiática, liderada por Shen Haixiong, ministro e presidente do China Media Group, foi recebida por João Carlos Saad, mais conhecido por Johnny Saad, presidente da Band, e por executivos como Rodolfo Schneider, diretor nacional de Conteúdo, e André Martini, presidente da emissora no estado do Rio de Janeiro. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
O protocolo estabelece a parceria entre a Band e o China Media Group, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, que inclui a televisão CCTV e outras plataformas com presença global e mais de 70 escritórios internacionais. O objetivo do acordo é impulsionar a criação de conteúdos audiovisuais diversificados e promover a troca de conhecimento na área de tecnologia e inovação em comunicação.
Além do foco em produtos como documentários e novelas, a parceria se estende ao desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, em que a China é reconhecida como referência global. O intercâmbio visa implementar tendências que têm revolucionado a comunicação e ampliado o alcance das produções midiáticas.
Durante a visita, os representantes chineses participaram de um almoço típico brasileiro, oferecido pela chef Roberta Sudbrack nas instalações da Band no Rio. O evento celebrou o marco da colaboração entre as empresas, que se destaca como o único acordo assinado pela China com um grupo de comunicação privado no Brasil.