A Band renovou o contrato com a LigaRJ para manter os direitos exclusivos de transmissão da Série Ouro até 2028. A emissora continuará responsável por levar ao público os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, com uma cobertura multiplataforma que tem se expandido desde 2023. Com isso, a parceria reforça o compromisso do Grupo Bandeirantes com o Carnaval e com a cultura popular carioca.
Na edição de 2025, a emissora dedicou mais de 22 horas à transmissão ao vivo dos desfiles, mobilizando cerca de 200 profissionais e 30 câmeras em posições estratégicas na Marquês de Sapucaí. A cobertura foi além da avenida, com reportagens especiais, programas temáticos e ações de interatividade com o público, que participou da votação para o Troféu Band Folia por meio de QR code na tela.
“A Band tem sido uma grande parceira da LigaRJ e das escolas da Série Ouro. A cobertura e a transmissão são sempre muito elogiadas e isso tem contribuído para dar ao nosso grupo o destaque que ela merece. Essa renovação é motivo de comemoração para todos nós”, afirmou Hugo Júnior, presidente da LigaRJ, em comunicado divulgado pela emissora.
Além da transmissão televisiva, o Grupo Bandeirantes integrou a cobertura aos seus canais de rádio, redes sociais e ao aplicativo Bandplay. A emissora também acompanhou o mini desfile na Cidade do Samba, que apresentou oficialmente os sambas-enredo do próximo Carnaval, e produziu duas séries de reportagens especiais exibidas nacionalmente.
“As escolas de samba são pilares da identidade cultural do Rio de Janeiro –verdadeiras guardiãs da memória, da criatividade popular e da alma vibrante da cidade. Por isso, a Band agradece a confiança dos presidentes das Escolas de Samba da Série Ouro”, declarou André Marini, diretor-geral da Band Rio.
Band tem cobertura multiplataforma da Série Ouro
Na rádio, a Band FM Rio incluiu os sambas-enredo na programação e, junto da BandNews FM Rio, garantiu a transmissão ao vivo dos desfiles e informações em tempo real. Na televisão, a cobertura contou com repórteres em pontos estratégicos da Sapucaí e entradas ao vivo com intérpretes, diretores e comunidades, além do tradicional “esquenta”.
Com exclusividade, a Band também exibiu os bastidores da preparação dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, o trabalho dos coreógrafos das comissões de frente e a construção dos segmentos artísticos de cada escola. Em 2025, a emissora fez história ao transmitir, pela primeira vez em TV aberta, a apuração da Série Ouro –iniciativa que será mantida nos próximos anos.
Em 2026, os desfiles da Série Ouro acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro, sexta-feira e sábado de Carnaval, na Marquês de Sapucaí. O sorteio realizado em abril definiu a seguinte ordem de apresentações:
Sexta-feira – 13/02/2026
- Unidos do Jacarezinho
- Inocentes de Belford Roxo
- União do Parque Acari
- Unidos de Bangu
- Unidos de Padre Miguel
- União da Ilha
- Vigário Geral
Sábado – 14/02/2026
- Botafogo Samba Clube
- Em Cima da Hora
- Arranco
- Império Serrano
- Estácio de Sá
- União de Maricá
- Porto da Pedra
- Unidos da Ponte