O autor de novelas Benedito Ruy Barbosa deixou seu sítio em Sorocaba, no interior de São Paulo, para morar com a família na capital paulista. A mudança foi motivada pela necessidade de oferecer ao novelista assistência integral e acesso facilitado aos cuidados médicos. Aos 92 anos, Barbosa enfrenta fragilidade na saúde, embora siga lúcido e sem maiores complicações.
Segundo Paula Barbosa, atriz e neta do autor, ele resistiu à ideia de deixar o sítio. “Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu [em 2014], ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá”, revelou Paula em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo. A decisão, no entanto, tornou-se inevitável.
“Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral”, explicou a neta. “Além do grande autor, ele sempre foi uma figura muito forte na nossa família, como pai e avô. É difícil vermos que ele precisa agora só descansar e viver a velhice dele bem”, disse Paula Barbosa.
Autor de grandes sucessos da dramaturgia brasileira, Benedito Ruy Barbosa escreveu obras que marcaram época, como Cabocla (1979 e 2004), Paraíso (1982 e 2009), Sinhá Moça (1986 e 2006), Pantanal (1990), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). O autor sempre priorizou a convivência com a família, mesmo durante os períodos mais intensos de sua carreira.
A atriz, que já atuou em produções comandadas pelo avô, como o remake de Paraíso e a segunda versão de Meu Pedacinho de Chão (2014), também participou do remake de Pantanal (2022), liderado pelo primo Bruno Luperi. Ela interpretou Zefa, empregada do núcleo da família de Tenório (Murilo Benício), e encerrou a trama ao lado de Tadeu (José Loreto), filho de José Leôncio (Marcos Palmeira).