A novela História de Amor retorna à TV Globo a partir da próxima segunda-feira (10), no Edição Especial. Marta, vivida por Bia Nunnes, se destaca entre os personagens marcantes da trama de Manoel Carlos. Madrinha de Joyce (Carla Marins) e melhor amiga de Helena (Regina Duarte), ela trabalha em uma loja de shopping e vê sua vida mudar ao descobrir um câncer de mama.
Casada com Sinval (Ricardo Petraglia) e mãe de Ritinha (Ingrid Fridman), Marta enfrenta a doença com o apoio da família e amigos. Em entrevista divulgada pela Comunicação da Globo, Bia Nunnes afirma que a experiência de viver essa personagem segue presente em sua trajetória.
“Foi um trabalho diferente de tudo que havia feito até então. A cena do autoexame, por exemplo, é de suma importância na história. É o momento da conscientização da personagem, que se vê diante de seu drama pessoal, e que mexe com todo o núcleo: marido, filha, amigos, trabalho… e do fundamental apoio dos que a cercavam”, disse.
A atriz recorda que a repercussão da novela extrapolou a ficção. “Na vida real foi igualmente emocionante. Lembro bem das inúmeras vezes em que fui abordada, logo após a exibição do capítulo. Mulheres de idades diferentes sempre agradecendo a realidade mostrada. Mérito coletivo e especialmente do autor Manoel Carlos”, relembra Bia Nunnes.
A emoção do retorno da novela História de Amor
Com a volta da novela História de Amor, Bia Nunnes sente que o público ainda tem um carinho especial pelo trabalho. “É emocionante saber que, passados quase trinta anos, a novela continua na mente das pessoas”, diz. Para a atriz, Marta foi uma das personagens mais marcantes de sua carreira. “É um trabalho muito especial, que reverbera até hoje”, destaca.
Durante a preparação para o papel, Bia procurou informações sobre o câncer de mama e acompanhou de perto a luta de pacientes. “Fui a muitas instituições e me reuni com grupos que, na época, eram praticamente pioneiros na divulgação desse mal que atinge mulheres e homens. É tão bom quando a criação é também instrumento de informação e auxílio aos espectadores”, conta.
Bastidores e as cenas marcantes da trama
Nos bastidores, a atriz relembra a sensibilidade do diretor Ricardo Waddington na gravação da cena em que Marta encara o espelho pela primeira vez após a mastectomia. “O convívio com os colegas não poderia ter sido melhor. Na trama, vários personagens aparecem com suas histórias, às vezes engraçadas, às vezes muito duras. E entre nós, elenco, houve muito apoio, carinho e aquela troca de figurinhas tão necessária na rotina do trabalho”, afirma.
Sobre cenas desafiadoras, Bia Nunnes cita o embate entre Marta e Joyce. “A danada faz a madrinha perder a cabeça. Depois de tantas atitudes infantis e injustas com a mãe Helena, a Marta lhe dá um basta! Em pleno hall do andar em que moram. Vale à pena ver de novo no Edição Especial”, brinca.
Fora da teledramaturgia há alguns anos, Bia Nunnes admite sentir falta do gênero. “Adoro teledramaturgia e o público sempre me pergunta por que estou afastada das novelas. Estou reativando a minha pequena produtora. Em breve terei novidades”, conta.
Com estreia marcada para segunda-feira (10), após o Jornal Hoje, no Edição Especial, a novela História de Amor é uma obra de Manoel Carlos com direção artística de Paulo Ubiratan e direção-geral de Ricardo Waddington.