J.B. de Oliveira, o Boninho, revelou que o Estrela da Casa, novo reality da Globo, foi criado a pedido do departamento comercial da emissora. O diretor do núcleo de realities contou que a atração, que combina confinamento e competição musical, surgiu para atender à necessidade de aumentar a arrecadação da empresa no segundo semestre. O programa estreia nesta terça-feira (13), depois da novela Renascer.
A função é tradicionalmente desempenhada pelo Big Brother Brasil nos primeiros meses do ano. “Na verdade, aqui é um conjunto de encomendas. É uma encomenda olhando o segundo semestre da TV Globo. Foi um pedido especialmente do nosso departamento comercial. Tudo isso fez virar esse reality, que é diferente, diferenciado, que mistura música e competição. É um pouquinho de tudo”, contou ao site F5.
Boninho também comentou que utilizou o formato do BBB como referência para a nova produção. O Estrela da Casa terá, por exemplo, eliminações às terças-feiras, um hábito já consolidado entre os telespectadores da Globo. “Televisão é hábito. Claro que aproveitei o fato de o telespectador da Globo já saber que terça tem eliminação, domingo votação, e por aí vai, para montar a grade aqui. Não iria mudar isso, seria pretensioso da minha parte”, explicou.
Durante o evento de lançamento do Estrela da Casa, as músicas dos participantes selecionados chamaram a atenção por serem semelhantes aos hits populares em redes sociais como o TikTok. O diretor da Globo esclareceu que essa semelhança não foi orientada pela produção.
“Eu acho que é uma tendência deste momento, dos artistas que estão vindo. Nós não encaminhamos ninguém, foi um trabalho junto com a gravadora, dos produtores, de ter esse carinho com eles. Mas eu acho que é uma coisa de momento. Se é isso que os caras estão querendo fazer, que façam isso, porque é essa identidade que a gente quer imprimir: a identidade deles”, afirma Boninho.
No aspecto comercial, o Estrela da Casa já superou as expectativas da Globo, com 13 patrocinadores fechados, entre eles Mercado Pago, L’Oréal e Budweiser. Cada patrocinador principal investiu R$ 45,9 milhões, totalizando R$ 229,5 milhões. No total, a emissora já garantiu R$ 308,7 milhões com o programa, assegurando um lucro significativo. Os participantes foram divulgados na última quinta (8).