Após quatro décadas de parceria com a Globo, J.B. de Oliveira, conhecido como Boninho, deixará a emissora no fim do ano. A decisão foi anunciada pela empresa nesta sexta-feira (13). Em comunicado, o grupo de mídia disse que iniciou conversas com o diretor para uma nova parceria como talento artístico. No entanto, Boninho optou por seguir de forma independente como criador.
O cargo de diretor de Gênero Reality, ocupado por ele, será assumido por Rodrigo Dourado, diretor artístico de programas como Big Brother Brasil e Estrela da Casa. Durante o período de transição, Boninho ainda estará à frente de alguns projetos, como a direção do especial de Roberto Carlos, tradicional atração de fim de ano da TV Globo.
Após a conclusão dessas atividades, Boninho encerrará seu contrato com a emissora, finalizando uma trajetória marcada pela criação de grandes formatos de entretenimento. Apelidado de Big Boss, o diretor foi responsável por levar ao público brasileiro alguns dos maiores realities da TV aberta, como Big Brother Brasil, No Limite (2000-2023), The Voice Brasil (2012-2023) e Popstar (2017-2019).
Além disso, Boninho também contribuiu com quadros de sucesso em programas como Super Chef e Jogo de Panelas. A carreira do agora ex-Big Boss na TV Globo começou em 1984, com o programa Clip Clip (1984-1987), mas ele já havia passado por experiências em rádio, tanto na Excelsior quanto na Rádio Globo. Em comunicado interno, Amauri Soares comunicou as mudanças aos colaboradores dos Estúdios Globo.
Companheiros dos Estúdios Globo,
Após 40 anos de atuação, Boninho está encerrando seu ciclo na Globo.
Boninho tem história profissional que fala por si.
Desde 1984, quando chegou à Globo, Boninho ajudou a criar e produziu dezenas de programas, shows, especiais e festivais. Clip Clip foi o primeiro. Depois vieram os clássicos clipes para o Fantástico, Hollywood Rock, Free Jazz, Rock in Rio, Especial Amigos, Show da Virada, Especial Roberto Carlos e Carnaval Globeleza, entre outros.
Foi diretor de programas como TV Colosso, Angel Mix, Caldeirão do Huck, Vídeo Show, TV Xuxa, Estrelas, Tamanho Família, Domingão do Faustão, Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, É de Casa e Caldeirão com Mion. E foi um dos criadores do canal Multishow.
Nos últimos 25 anos, Boninho liderou o Big Brother Brasil, o que rendeu o apelido de Big Boss. Liderou também os realities No Limite, Popstar, The Voice, Mestre do Sabor e outros.
Showrunner experiente e apaixonado por televisão, Boninho será sempre lembrado como um dos grandes da Globo. Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente.
O novo Diretor do Gênero Reality será Rodrigo Dourado.
Com 22 anos de Globo, Dourado é prata da casa e foi formado aqui nos Estúdios pelo próprio Boninho, desde que migrou do Jornalismo.
Rodrigo Dourado atua no Big Brother Brasil desde a primeira edição e dirige o reality há 20 anos.
Profissional experiente e altamente capacitado, Dourado dirigiu também No Limite, Fama, Estrelas, The Voice, Hipertensão e O Jogo.
A transição na Direção do Gênero Reality começa agora e vai até o final do ano.
Boninho, como diretor, ainda conclui a entrega da temporada do Estrela da Casa, em exibição, e o Especial Roberto Carlos.
A direção do Carnaval, que estava com Boninho, passa para o Gênero de Música, com Joana Thimoteo e equipe.
O desenvolvimento da nova temporada do BBB, que será exibida a partir de janeiro de 2025, já fica sob a liderança de Rodrigo Dourado e seu time.
Em nome de toda a equipe dos Estúdios Globo e da TV Globo, eu agradeço ao Boninho pelos anos de parceria e criação conjunta. Também desejo muito sucesso nas novas iniciativas que ele planeja para o futuro.
Para o Dourado, desejamos que tenha, como diretor do Gênero Reality, o mesmo sucesso que teve nos programas que liderou até aqui. E, para isso, ele terá o apoio de todos nós.
Abraço,
Amauri Soares