O canal Viva e o Globoplay disponibilizaram um capítulo da novela Viver a Vida com cortes de cenas. A trama, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, foi exibida originalmente pela TV Globo entre 2009 e 2010, e agora está sendo reprisada na TV por assinatura e na plataforma de streaming para os assinantes do pacote especial.
Segundo informações adiantadas pelo site NaTelinha, os cortes no capítulo 30, já presente no Globoplay e previsto para ir ao ar neste sábado (24) no canal Viva, foram notados pelos fãs. Os telespectadores do folhetim protagonizado por Taís Araújo observaram uma duração menor e a ausência de um depoimento de caso real.
Procurada pela publicação, a assessoria do canal Viva explicou que o trecho cortado do capítulo está indisponível para recuperação na mídia original. “O Viva esclarece que, após uma longa e detalhada curadoria, confirmou que a mídia original referente ao bloco 3 do capítulo 30 de Viver a Vida está indisponível para recuperação. Por isso, não será possível exibir o trecho completo. No entanto, o canal afirma que a falta do material não compromete a narrativa da trama.”
Ao se depararem com a edição diferente, os internautas buscaram na internet o capítulo original, transmitido em 17 de outubro de 2009 pela TV Globo e também pela Globo Internacional. O material recuperado mostra cenas que foram excluídas na versão atual, como um encontro entre Gustavo (Marcello Airoldi) e Alice (Maria Luisa Mendonça), e um jantar entre Helena (Taís Araújo) e Luciana (Alinne Moraes) durante uma viagem ao exterior.
Além das cenas de ficção, o depoimento de Eliane Furtado, que falava sobre sua luta contra o câncer, também foi cortado. Na versão original de Viver a Vida, a novela apresentava ao final de cada capítulo histórias reais de superação, um recurso que já havia sido utilizado em Páginas da Vida (2006). O folhetim de Manoel Carlos estreou na programação do Viva no dia 22 de julho, substituindo a trama América (2005), de Gloria Perez.