Conhecido por reexibir grandes sucessos da teledramaturgia, o canal Viva traz de volta a comédia romântica Caras e Bocas. Escrita por Walcyr Carrasco, a novela teve sua primeira exibição na TV Globo entre 13 de abril de 2009 e 8 de janeiro de 2010. Na TV aberta, esteve em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo de 13 de janeiro a 1° de agosto de 2014.
Qual novela será a substituta de Cobras e Lagartos no Viva?
A novela Caras e Bocas substituirá Cobras e Lagartos, de João Emanuel Carneiro, na grade do canal Viva. A estreia será no dia 3 de março de 2025. Os capítulos irão ao ar de segunda a sábado às 15h, com reapresentações às 23h45. Aos domingos, o público poderá assistir a maratonas da produção a partir das 14h.
A história da novela Caras e Bocas
Ambientada na cidade de São Paulo, a novela Caras e Bocas gira em torno do casal Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Os dois são apaixonados pela arte e enfrentam barreiras criadas por diferenças de classe e por armações familiares.
Criada pelo avô Jacques (Ary Fontoura), Dafne sonha administrar uma galeria de arte. Por sua vez, Gabriel é um talentoso pintor de origem humilde, que precisa lidar com o peso das responsabilidades familiares. A história dá início ao drama quando Jacques interfere na relação do casal, acreditando que Gabriel deseja apenas a fortuna de sua neta.
O ricaço arma para afastá-los, levando Gabriel a aceitar uma bolsa de estudos em Londres, sem saber que Dafne estava grávida. O reencontro ocorre 15 anos depois, recheado de mágoas, desconfianças e a presença de Bianca (Isabelle Drummond), a filha que Gabriel não conhecia.
Quais os personagens e os atores no elenco de Caras e Bocas?
Além dos protagonistas vividos por Flávia Alessandra e Malvino Salvador, Caras e Bocas conta com um elenco estrelado. O folhetim tem Ingrid Guimarães como Simone, Deborah Evelyn no papel da vilã Judith e Ary Fontoura como o carismático Jacques. O núcleo principal traz ainda Marcos Pasquim como o falso pintor Denis e Elizabeth Savalla como a intérprete de Socorro.
Também estão na novela os atores Fúlvio Stefanini, Bete Mendes, Miguel Rômulo, Júlio Rocha, Marcos Breda, Henri Castelli, Fernanda Machado e Maria Zilda Bethlem. Marco Pigossi, Rachel Ripani, Sidney Sampaio, Sheron Menezzes, Sérgio Marone, Fábio Lago, Suzana Pires, Otaviano Costa, Maria Clara Gueiros, Guilhermina Guinle, entre outros.
A trama também se destaca pela presença de Xico, o macaco cujas pinturas se tornam um fenômeno no mundo da arte, trazendo leveza e humor. Durante sua exibição original, Caras e Bocas foi a 75ª “novela das sete” da TV Globo. Na época, substituiu Três Irmãs (2008) e antecedeu Tempos Modernos (2010).
O texto de Walcyr Carrasco, com colaboração de Cláudia Souto e André Ryoki, tem direção-geral de Jorge Fernando (1955-2019), um dos maiores nomes da teledramaturgia. A novela também teve a direção de Ary Coslov, Marcelo Zambelli e Maria de Médicis.
Os conflitos da trama de Caras e Bocas
Caras e Bocas explora relações familiares complexas e apresenta reviravoltas. Entre os destaques estão as sabotagens de Judith, que tenta impedir Dafne de assumir a presidência da empresa Conti. Além disso, a luta de Gabriel para equilibrar o cuidado com sua família e o amor por Dafne.
Outro ponto alto do folhetim do Viva é a atuação de Bianca, que inicialmente deseja reunir os pais por interesse. No entanto, aos poucos ela cria um vínculo sincero com Gabriel. O casal principal enfrenta diversas armadilhas e desentendimentos antes de finalmente ceder ao amor que os une.