A Rainha da Pérsia, que conta a história bíblica de Ester e sua ascensão ao trono ao lado de Xerxes I, vivido por Carlo Porto, se a atração assistida da programação da Record. As gravações da superprodução no Marrocos proporcionaram experiências únicas e enriquecedoras para toda a equipe da trama.
Carlos Porto comentou sobre a importância das gravações no continente africano. “O Marrocos nos ajudou muito. Pisar naquela terra, estar no meio daquela paisagem, sentir aquele ar seco… tudo ali nos ajudou na composição dos personagens, na nossa fotografia, no estreitamento da relação com a equipe… tudo”, diz o artista.
Ao falar sobre a cultura marroquina, ator de A Rainha da Pérsia destacou a religiosidade do país. “É um país muito religioso. Achei bonita a forma como eles se relacionam com o sagrado. Aqui no Brasil tem essa coisa de ir para missa ou culto em um dia específico. Lá eles estão em constante oração. Em tudo o que eles fazem existe uma certa reverência, um respeito”, conta.
O intérprete do rei Xerxes também experimentou a gastronomia local, como os pratos tajine (espécie de ensopado preparado lentamente, tradicionalmente em um recipiente de barro com uma tampa cônica) e o méchoui, um tipo de assado de cordeiro feito de maneira bem detalhada e específica.
Além de se deliciar com a culinária, ele também mergulhou nos costumes marroquinos. “Aprendi a tomar mais chá. Eles tomam muito. Apesar de ter chá para todos os gostos, o que eu tomei mais por lá foi o que contém menta”, conta Carlo Porto sobre a experiência nas gravações de A Rainha da Pérsia.
Ator de A Rainha da Pérsia aprendeu expressões em árabe
Na interação com os habitantes locais, Carlo Porto se esforçou para aprender algumas expressões em árabe. “Eles apreciam muito quando a gente tenta quebrar a barreira da língua. Eu aprendi algumas expressões em árabe e colocava em prática com a equipe local”, relembra o artista.
A equipe local, assim como a maioria dos marroquinos, é apaixonada por futebol e até jogou contra os brasileiros em três partidas. Embora tenham perdido, jogaram com dedicação e raça. “Os marroquinos são apaixonados por futebol”, declara Carlo Porto. A Rainha da Pérsia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h, na Record.