A jornalista Cecília Flesch revelou detalhes de sua trajetória na GloboNews e da sua saída da emissora, em junho de 2023, durante entrevista ao podcast RedCast. Ela classificou o jornalismo como o “primo pobre” da televisão e revelou que, mesmo após mais de dez anos de trabalho no canal de notícias da Globo, recebia um salário de R$ 8 mil.
O apresentador do podcast demonstrou espanto com a informação. Cecília, que trabalhou por 17 anos na GloboNews, afirmou que a carga de trabalho intensa impactou sua saúde. Ela contou que, 15 minutos antes de entrar no ar, precisou ser socorrida por uma ambulância devido a um “pico de estresse”. “Fazia tudo, o tempo inteiro”, desabafou.
Cecília Flesch relatou que chegou a trabalhar 21 dias consecutivos sem folga e que só teve uma melhora salarial um ano antes da demissão. “O mercado de jornalismo não paga bem. Com mais de dez anos de casa, eu recebia um salário bruto de R$ 8 mil”, afirmou. A comunicadora declarou que nunca havia tornado essa informação pública.
Jornalista ganhou aumento após mudar de cidade
Além disso, segundo a ex-apresentadora, seu salário só se tornou mais atrativo com a transferência para São Paulo. Ela comandava o noticioso matinal Em Ponto. “E aí foram me aumentando, aumentando… Eu ganhei bem mesmo quando eu vim para São Paulo. Aí eu falei: ‘Pô, agora é um salário maneiro’. Fiquei um ano. Aí eu fui demitida. Foi muito triste! Essa é a realidade.”
Sobre sua demissão, Cecília Flesch explicou que foi desligada em junho de 2023 após uma declaração sobre a emissora no podcast É Nóia Minha?. Na ocasião, ela usou um trocadilho, chamando a GloboNews de “RivoNews” e criticou a programação do canal, dizendo que estava “um saco” porque só tratava de economia e política.
Apesar da repercussão da fala, ela acredita que outros fatores motivaram sua saída. “Na época, vários colegas do jornal e até meus superiores ouviram o podcast e se mobilizaram para avisar a direção que não tinha nada demais no comentário”, disse. “Não foi suficiente porque esse não foi o motivo. Na minha concepção, foi uma história criada para me demitir. Uma história arquitetada para me mandar embora.”
Nesse sentido, o apresentador do podcast questionou por que uma jornalista tão dedicada teria sido dispensada. Cecília Flesch sugeriu que a decisão teve relação com seu aumento salarial. “Porque, pela primeira vez, eu estava tendo um salário mais alto. Depois de 18 anos. E eu estava apresentando só um jornal. E eu não estava dando mais plantão porque eu trabalhava de madrugada… Você começa a ficar cara”, afirmou.
O motivo da demissão de Cecília Flesch
Por fim, Cecília Flesch disse que a fala no podcast foi usada como desculpa para o desligamento e que a situação nem sequer foi mencionada no momento da demissão. “Quando eu fui ser demitida, na hora que eu entrei na sala, não foi falado do podcast. O chefe olhou para mim e falou: ‘Estamos reformulando o canal. Você não faz mais parte’”, revelou.