Cesar Yukio foi o grande vencedor da primeira temporada do MasterChef Confeitaria, cuja final aconteceu na noite desta quinta-feira (19) na Band. O confeiteiro paulista superou Luísa Jungblut ao apresentar um menu composto por três sobremesas que destacaram influências asiáticas, com ingredientes como missô, yuzu e wasabi. A competição exigiu técnica desde o início, com provas que incluíram o uso de massa folhada, açúcar soprado e decoração com chocolate.
Sob o comando de Ana Paula Padrão, a final foi acompanhada pelo público como uma das mais marcantes dos dez anos de MasterChef Brasil. Os jurados Diego Lozano, Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça contaram com a participação de especialistas convidados: Arnaldo Lorençato, crítico gastronômico; Saiko Izawa, chef confeiteira premiada; e Flavio Federico, referência no segmento.
Em entrevista ao site da Band, Cesar Yukio comemorou a vitória e afirmou que sua trajetória no programa foi uma experiência transformadora. “Não consigo conter a emoção e expressar em palavras o que estou sentindo porque foi uma trajetória muito dura até conseguir ganhar o programa. Saio com um sentimento de dever cumprido”, declarou o campeão do MasterChef Confeitaria.
Para ele, o programa representou uma redescoberta profissional. “A cada episódio, eu queria estudar e me aprimorar mais em áreas até desconhecidas. Volto para casa com uma bagagem enorme”, afirmou. Segundo o confeiteiro, o diferencial de sua vitória foi a dedicação e a criatividade. “A principal qualidade de um confeiteiro é poder fazer um doce que o cliente não imagina que quer até ele ver ou provar.”
O competidor de 34 anos destacou ainda a importância de suas raízes culturais em sua trajetória. “No Brasil, não me consideram brasileiro. Mas, quando vou para o Japão, sou estrangeiro. Essa crise de identidade sempre me pegou, porém quando resolvi aceitar as minhas origens e passar isso para o meu trabalho, tudo mudou”, afirmou.
Além do troféu, Cesar Yukio recebeu R$ 300 mil, um conjunto de panelas Royal Prestige, R$ 50 mil em produtos Camicado e uma cozinha da linha Eclipse Collection da Brastemp. Questionado sobre os planos para o prêmio, ele afirmou que o mais importante foi provar para si sua capacidade. “O troféu simboliza que superei meus limites”, concluiu.
Criado por Franc Roddam, o MasterChef Confeitaria é produzido pela Endemol Shine Brasil em parceria com a Band e o Discovery Home & Health. Os episódios do talento show também estão disponíveis no canal oficial do programa no YouTube e na plataforma Max.