Pesquisar
Close this search box.
NOS ESTADOS UNIDOS

Chaves e Chapolin voltam à TV depois de quatro anos fora do ar

Séries de Roberto Gómez Bolaños serão exibidas pela UniMás e ViX, mas ainda não há previsão de retorno no Brasil

Roberto Gómez Bolaños vestido de Chaves dentro do barril no pátio da vila
Roberto Gómez Bolaños como Chaves; séries criadas pelo artista voltarão à TV após quatro anos fora do ar - Foto: Reprodução
Roberto Gómez Bolaños vestido de Chaves dentro do barril no pátio da vila
Roberto Gómez Bolaños como Chaves; séries criadas pelo artista voltarão à TV após quatro anos fora do ar - Foto: Reprodução
Compartilhe:

As séries Chaves (1973-1980) e Chapolin (1973-1979), criadas por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), voltarão à TV nos Estados Unidos. A partir de 23 de setembro, os clássicos da televisão mexicana serão transmitidos pela rede UniMás, voltada para o público latino e pertencente à Univision. A plataforma de streaming ViX também disponibilizará os episódios. No Brasil, ainda não há previsão de retorno das séries.

Em julho de 2020, as séries foram retiradas do ar em todo o mundo, inclusive no SBT e no Multishow, devido a um impasse entre o Grupo Televisa, dono dos direitos de exibição dos episódios, e o Grupo Chespirito, responsável pelos direitos intelectuais da obra de Bolaños. O problema jurídico impediu que Chaves e Chapolin continuassem sendo exibidos nas emissoras e em plataformas de streaming como o Prime Video, onde estavam disponíveis.

A decisão de reexibir as séries nos Estados Unidos foi anunciada no sábado (7), pela UniMás. A emissora, voltada para homens de 18 a 35 anos e com conteúdo em espanhol, transmitirá Chaves diariamente às 7h (no horário local de Nova York). Já Chapolin será exibido à meia-noite. O público poderá acessar os episódios também no ViX, que chegou a operar no Brasil, mas encerrou suas atividades no país no primeiro semestre deste ano.

No Brasil, o SBT tem demonstrado interesse em voltar a exibir Chaves e Chapolin. Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora, afirmou que a empresa tem mantido conversas com a família de Bolaños na tentativa de trazer os personagens de volta, inclusive como parte do catálogo do +SBT, serviço de streaming gratuito lançado em meados de agosto. No entanto, até o momento, as negociações não avançaram.

A saída de Chaves da programação brasileira gerou descontentamento entre os fãs. O SBT, emissora que mais exibiu o programa no Brasil, desde sua estreia em 1984, foi um dos mais afetados pela disputa entre Televisa e o Grupo Chespirito. Além disso, o Multishow, que detinha os direitos de exibição no Brasil até 2020 na TV por assinatura, também precisou interromper a transmissão de ambas as séries.

A volta das produções no mercado norte-americano reacende a esperança de que as séries voltem a ser exibidas no Brasil. O SBT, que tem enfrentado queda de audiência e dificuldades financeiras, busca alternativas para atrair o público e recuperar o faturamento, e Chaves poderia ser uma aposta estratégica para a emissora. Com a reexibição nos Estados Unidos, o mercado brasileiro aguarda um avanço nas negociações.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.