Clássico da teledramaturgia brasileira, Tieta (1989) está de volta no Vale a Pena Ver de Novo a partir desta segunda-feira (2), na TV Globo. Inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado (1912-2001), a obra de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares completou 35 anos em 2024 e ainda ocupa um lugar especial na memória do público. Claudia Ohana, que interpretou a protagonista na primeira fase, destacou a importância do folhetim. “Fico muito feliz em saber que uma nova geração vai assistir a essa novela que marcou época”, disse.
A atriz, que deu vida à jovem Tieta, uma personagem rebelde e passional, também revelou sua conexão especial com o papel. “Eu já tinha estudado a personagem porque eu ia fazer o filme sobre ela na Itália, mas o projeto acabou não acontecendo. Então, quando veio esse convite, eu pude finalmente viver a minha Tieta”, explicou a intérprete em entrevista divulgada pela Comunicação da Globo.
Na trama, Tieta é expulsa da fictícia Santana do Agreste após ser humilhada pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Após 25 anos longe, ela retorna à cidade com um plano de vingança contra a hipocrisia que marcou sua infância. “Fico muito feliz em saber que uma nova geração vai assistir essa novela que marcou a época. Para mim, Tieta só traz boas lembranças. Não sou de assistir aos meus trabalhos antigos, mas com certeza não vou resistir!”, disse a atriz.
Claudia Ohana destacou as cenas gravadas em Mangue Seco como momentos de encantamento e leveza. “Lá tudo era muito mágico”, contou. Por outro lado, a atriz relembrou a intensidade da cena em que sua personagem é espancada pelo pai na praça. “Foi a cena mais forte que eu fiz na novela”, declarou. Além de relembrar os bastidores, a intérprete adiantou seus próximos passos na carreira. Atualmente, ela está em cartaz com o espetáculo Toc Toc, em São Paulo.
A novela Tieta, dirigida por Paulo Ubiratan e uma equipe que incluiu Reynaldo Boury e Ricardo Waddington, também marcou época por abordar temas como o conservadorismo e a luta por liberdade. “Eu fiz de uma maneira bem simples, conforme o texto e a direção me induziam”, relatou a atriz sobre sua preparação para viver a personagem. Com o fim da primeira fase, a personagem é assumida pela atriz Betty Faria.