DECISÃO

Clientes da Claro não terão desconto com saída dos canais Disney

Operadora esclarece que decisão de retirada dos canais foi da Disney e não oferecerá substituições ou desconto na mensalidade do serviço

Personagens Krusty e Bart Simpson conversam em um cenário de circo com tendas, árvores e uma girafa ao fundo. Krusty veste roupas coloridas e segura uma trouxa amarrada a um bastão
Cena do episódio Krusty O Palhaço, de Os Simpsons; Claro não dará desconto por saída dos canais Disney da TV por assinatura - Foto: Reprodução
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A operadora de TV por assinatura Claro informou que não concederá descontos na fatura dos clientes após a retirada dos canais Disney de sua grade de programação. Segundo a empresa, a decisão de descontinuar os seis canais foi exclusiva da Disney, isentando a operadora de qualquer responsabilidade sobre a remoção dos conteúdos.

A Disney anunciou o encerramento de quase todos os seus canais lineares de TV por assinatura no Brasil a partir desta sexta-feira (28). Os canais que sairão do ar no mercado brasileiro são Disney Channel, Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic e Baby TV. A ESPN será a única marca do grupo a permanecer no formato linear, devido à transmissão de eventos esportivos ao vivo.

Em sua página de perguntas frequentes, a Claro detalhou que a decisão de retirar os canais foi tomada pela Disney e que, portanto, não aplicará nenhum desconto nas faturas dos clientes. A empresa enfatizou que continua trabalhando para ampliar sua oferta de conteúdos e mencionou a recente inclusão de novos canais como Times Brasil, USA, TBC, Brasiliana TV, CNN Money, Nosso Futebol, NSports e Canal UOL, todos sem custo adicional.

Além disso, a Claro explica aos clientes que oferece acesso gratuito ao plano premium do Globoplay e que dispõe de novos planos de TV com pacotes que incluem serviços de streaming como Netflix, Max e Apple TV+. No entanto, os canais da Disney que serão descontinuados não terão substituições diretas na grade da operadora.

Disney encerra canais no Brasil para concentrar conteúdo no streaming

Em dezembro, a Disney explicou que retirada dos canais faz parte de uma estratégia global da empresa, que busca priorizar sua plataforma de streaming, o Disney. Desde 2023, a empresa do Mickey vem reformulando sua oferta digital, incluindo transmissões esportivas ao vivo, para concentrar seu conteúdo no ambiente online.

Em resumo, a decisão da Disney reflete uma tendência do mercado de entretenimento, que vem reduzindo investimentos na TV por assinatura tradicional em favor do streaming. Concorrentes como Warner Bros. Discovery e Globo, no entanto, ainda mantêm acordos com as operadoras para a permanência de seus canais no formato linear.

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Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

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