Pesquisar
Close this search box.

O NÓ DOS JUROS

CNN Brasil estreia série para explicar a alta taxa de juros no Brasil

Com apresentação do jornalista Fernando Nakagawa, as reportagens serão exibidas no CNN Prime Time

Fernando Nakagawa, jornalista da CNN Brasil
Fernando Nakagawa vai apresentar série da CNN Brasil sobre a alta taxa de juros no Brasil - Foto: Reprodução/CNN Brasil
Compartilhe:

A partir de segunda-feira (8), a CNN Brasil inicia a exibição da série de reportagens O Nó dos Juros, que visa esclarecer os motivos por trás da alta taxa de juros no Brasil e suas consequências para a economia do país. A série, apresentada pelo jornalista Fernando Nakagawa, será exibida de segunda a sexta-feira, às 20h, no CNN Prime Time.

Um dos principais fatores apontados é o descontrole fiscal. Em cinco episódios, a série analisará as causas e os efeitos desse problema econômico. Renomados economistas e ex-dirigentes do Banco Central, como Gustavo Franco e Gustavo Loyola, participarão da série, com análises e sugestões sobre como resolver essa questão que impede o crescimento econômico brasileiro.

No primeiro episódio de O Nó dos Juros, Fernando Nakagawa explicará por que os juros são tão altos no Brasil e como a taxa evoluiu até atingir o atual patamar de 10,5% ao ano. A série da CNN Brasil também explorará a grande discrepância em relação a outros países e a importância da questão fiscal nessa equação.

No segundo capítulo da série do canal de notícias, serão apresentados os protagonistas dessa decisão: quem decide a taxa Selic e quais indicadores são considerados nessa definição, que nem sempre é consensual entre os diretores responsáveis pelo anúncio.

O terceiro episódio de O Nó dos Juros se concentrará nos efeitos dos juros na vida das pessoas, analisando como eles impactam o custo de vida, desde o preço do cafezinho até toda a cadeia de produtos e serviços de consumo.

No quarto episódio, a série da CNN Brasil mostrará quanto as famílias, as empresas e o governo pagam de juros anualmente, mensalmente e diariamente. Serão discutidos os efeitos dos juros compostos, que podem se transformar em uma bola de neve para aqueles que estão endividados. A série também destacará que nem todas as dívidas são ruins, podendo ser justificadas pelo aumento da produção financiada por esses juros.

Por fim, no último capítulo, a série O Nó dos Juros buscará apresentar soluções para desatar esse nó e sustentar argumentos para que o Brasil possa conviver com juros menores. Economistas e ex-dirigentes do Banco Central compartilharão suas perspectivas sobre como alcançar esse objetivo.

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.