A CNN Brasil estreia nesta segunda-feira (15), no Prime Time, a partir das 20h, a série especial do Pódio CNN sobre os desafios e o legado dos Jogos Olímpicos de Paris. Diretamente da França, a correspondente Priscila Yazbek mostra como a cidade estruturou todo o plano para o evento e o que permanecerá no local após os jogos. Após o foco inicial nos destaques da delegação brasileira, a série agora se volta para atletas de outros países que estarão na capital francesa.
Sede dos Jogos Olímpicos em 1900 e 1924, Paris assume novamente esse papel cem anos depois, prometendo realizar a maior edição da sua história. Em 19 dias de competição, o evento contará com 329 competições em 32 modalidades, reunindo 10.500 atletas de mais de 200 comitês olímpicos. Além disso, 20 mil jornalistas, 45 mil voluntários e 15 milhões de turistas são esperados, com bilhões de espectadores ao redor do mundo.
No Pódio CNN, Priscila Yazbek explica como a cidade, conhecida por sua cultura, história e gastronomia, se prepara para receber grandes nomes do esporte, como Simone Biles (ginástica artística), Novak Djokovic (tênis), LeBron James e Nikola Jokic (basquete), e Armand Duplantis (salto com vara), entre outros.
Série da CNN Brasil mostra a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris
Para sediar o evento, Paris realizou grandes reformas que permanecerão após o fim das competições, deixando um legado para a cidade. Essas melhorias incluem principalmente o sistema de transporte e avanços significativos em sustentabilidade.
A série da CNN Brasil mostrará que o planejamento envolveu a construção e reutilização de estruturas com uma abordagem consciente social, econômica e ambientalmente. Priscila ressalta, entretanto, que o calor será um desafio a ser enfrentado, e as delegações já estão se preparando para lidar com as altas temperaturas esperadas.
Além disso, a segurança pública é uma preocupação central. Paris, um cenário admirado globalmente, especialmente durante grandes eventos, tem um histórico delicado como alvo de ataques terroristas, exigindo atenção redobrada dos especialistas em segurança.
Os espectadores que assistirem às competições in loco deverão estar atentos às mudanças e interdições devido aos Jogos. Alguns espaços serão transformados temporariamente em arenas. Apesar do impacto positivo no comércio e turismo, nem todos os franceses estão satisfeitos com essas mudanças, como mostrará a correspondente da CNN Brasil em Paris.
O Prime Time vai ao ar de segunda a sexta, às 20h, na CNN Brasil.