A CNN Brasil lançou neste mês seu programa de clube no YouTube. A iniciativa é uma estratégia multiplataforma da emissora que busca fortalecer a relação com o público por meio de conteúdos e experiências diferenciadas. O modelo segue a tendência global da plataforma, que incentiva canais de notícias a adotarem programas de membros.
A novidade não representa a adoção de um paywall –modelo que limita o acesso a conteúdos mediante pagamento. O conteúdo já disponível no site e no canal da emissora no YouTube, que transmite a programação da TV linear, segue aberto e gratuito. O objetivo é criar uma comunidade mais próxima da CNN Brasil, com acesso a materiais inéditos e bastidores, além de novas formas de interação com jornalistas e apresentadores.
“Queremos unir o melhor de dois mundos: aproveitamos o senso de comunidade e a conexão genuína que têm origem na Creator Economy e somamos a isso o peso e a credibilidade de uma marca como a CNN. O programa de membros materializa essa visão ao colocar o usuário no centro da nossa estratégia, permitindo não apenas criar maior conexão com o público por meio de conteúdos inéditos e exclusivos, mas também usar o canal como um laboratório para testar formatos e construir uma fidelidade ainda maior com a nossa audiência, além de uma nova frente de monetização”, disse Alexandra Mendonça, diretora de Aceleração Digital e Inovação da CNN Brasil.
Benefícios e níveis de assinatura
O programa de membros do canal da CNN Brasil no YouTube foi estruturado em dois níveis. O primeiro, Comunidade WW, custa R$ 7,99 por mês e oferece acesso à íntegra do programa WW especial de domingo logo após sua exibição ao vivo. O formato costuma registrar picos de 15 mil espectadores simultâneos e chega a 300 mil visualizações em sua versão completa.
O segundo nível, chamado Universo CNN, custa R$ 11,99 por mês e soma benefícios adicionais. Os assinantes podem enviar perguntas ao videocast Fora da Ordem, que serão lidas pelos apresentadores com prioridade. Além disso, os assinantes também recebem acesso a vídeos exclusivos, bastidores da CNN Brasil e indicações de materiais, como os livros comentados no próprio videocast.
Estratégia digital da CNN Brasil
O canal da CNN Brasil no YouTube já reúne mais de 6,2 milhões de inscritos. Para efeito de comparação, o YouTube Brasil soma mais de 55 milhões de canais, mas apenas cerca de mil superam a marca de 1 milhão de inscritos, o equivalente a 0,06% do total.
A plataforma tem impulsionado o modelo de membros para publishers como parte de sua visão de se tornar uma nova TV. Nesse cenário, a CNN Brasil se diferencia com uma estratégia voltada à fidelização da audiência. A emissora estuda ainda expandir a oferta de conteúdo exclusivo para outros canais ligados à CNN.