DIRETO DOS EUA

Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos

TV Globo e SBT transmitem a definição das chaves diretamente de Washington, nos Estados Unidos. Seleção brasileira conhece seus adversários no novo formato

Taça dourada da Copa do Mundo da Fifa sobre base verde, logotipo Fifa e selo Ao Vivo em fundo vermelho, verde e azul
Sorteio da Copa do Mundo 2026: saiba onde assistir ao vivo e online - Foto: Reprodução
Compartilhe:

O sorteio que define os grupos da Copa do Mundo 2026 acontece nesta sexta-feira (5), diretamente dos Estados Unidos. A cerimônia será realizada no Kennedy Center, em Washington, com início previsto para as 14h (horário de Brasília). O evento marca o início da caminhada das 48 seleções que disputarão o título no novo formato do Mundial, agora com 12 grupos.

O que você precisa saber

  • O sorteio dos grupos ocorre nesta sexta-feira (5), às 14h (de Brasília).
  • Evento será realizado no Kennedy Center, em Washington (EUA).
  • Transmissão confirmada na TV Globo, SBT, SporTV e plataformas digitais.
  • A Copa do Mundo 2026 terá 48 seleções divididas em 12 grupos.
  • O Brasil está no Pote 1 e é um dos cabeças de chave.
  • Seleção pode enfrentar um “grupo da morte” com rivais europeus e africanos.

Para quem deseja acompanhar a definição das chaves em tempo real, há diversas opções na televisão aberta e fechada. A transmissão será feita pela TV Globo e pelo SBT em rede nacional. Na TV por assinatura, o público pode assistir pelo SporTV e N Sports. A GE TV também mostra em suas plataformas de distribuição, exceto no YouTube e no Tik Tok. Outra opção é a CazéTV. Além disso, o serviço de streaming Fifa+ também exibirá o evento online.

Divisão dos potes

A seleção brasileira entra na disputa como cabeça de chave e integra o Pote 1 da Copa do Mundo 2026. Neste grupo de elite, o Brasil está ao lado de potências como Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Também figuram neste pote os três anfitriões do torneio: Canadá, México e Estados Unidos.

Os adversários serão sorteados a partir dos demais potes, definidos pelo ranking da Fifa. O Pote 2 conta com equipes perigosas como Croácia, Uruguai, Colômbia e Suíça, além de Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália e Marrocos. Já o Pote 3 traz seleções como Paraguai, Arábia Saudita, Noruega, Egito e Costa do Marfim.

Cenários para a seleção

O sorteio pode reservar caminhos distintos para a equipe comandada por Carlo Ancelotti. Um possível “grupo da morte” colocaria o Brasil frente a frente com a Croácia, algoz recente em Mundiais, além da Noruega, do astro Erling Haaland, e a forte seleção de Gana. A regra da Fifa impede confrontos de países da mesma confederação, com exceção da Europa.

Como há 16 seleções europeias para 12 chaves, quatro grupos terão obrigatoriamente dois times da Europa. Por outro lado, um cenário mais acessível para o Brasil poderia envolver adversários como Austrália, Qatar e Haiti. O Pote 4 completa a lista com times como Nova Zelândia e os vencedores dos playoffs intercontinentais.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: