Daniela Abravanel Beyruti, presidente do SBT, destacou a força da televisão aberta durante a abertura do congresso SET Expo 2025, realizado nesta terça-feira (19) no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Ao participar do painel Visão dos CEOs: O Futuro da Mídia, a executiva afirmou que “a TV continua sendo muito forte” e defendeu iniciativas para fortalecer o acesso aos canais no país.
O que aconteceu?
- Daniela Beyruti abriu o Congresso SET Expo 2025 em São Paulo
- Presidente do SBT defendeu relevância da televisão aberta no país
- Debate reuniu executivos da Globo, Band e Record no palco principal
- Daniela pediu tratamento de must carry para canais em televisores
- Executiva destacou TV aberta como porto seguro contra fake news
- Ela mostrou otimismo com a chegada da TV 3.0 no Brasil
- Também ressaltou atuação conjunta das emissoras no processo
- Painel contou também com presença do ministro das Comunicações
O debate contou também com Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, Claudio Luiz Giordani, CEO do Grupo Bandeirantes, e Marcus Vinícius Vieira, CEO da Record. A mediação ficou a cargo do jornalista Guilherme Ravache. Durante sua fala, Daniela chamou atenção para a dificuldade que parte do público encontra para sintonizar canais abertos em televisores vendidos no Brasil. Ela defendeu que o sistema tenha status de must carry nos aparelhos, já que em alguns televisores “é muito difícil acessar TV aberta”.
Em sua intervenção, a chefe do SBT ressaltou o papel da televisão em tempos de desinformação. “Eu vejo [a TV aberta] como um porto seguro, no meio de tanta gente falando, de tanto conteúdo esdrúxulo”, afirmou. Para a filha de Silvio Santos (1930-2024), a regulação garante que a audiência tenha acesso a informação confiável e opiniões dentro de um ambiente seguro. “Eu vejo [a TV aberta] como um porto seguro, no meio de tanta gente falando, de tanto conteúdo esdrúxulo”, disse ela.
Outro ponto enfatizado pela presidente do SBT foi a chegada da TV digital 3.0, um dos destaques da SET Expo 2025. Daniela disse estar confiante no desenvolvimento do sistema e lembrou que, ao contrário da transição de 2007 do analógico para o digital, desta vez as emissoras trabalham de forma colaborativa. “Estamos trabalhando juntos, vai ser mais rápido do que foi a transição do analógico para o digital. Acredito que isso vai fazer uma diferença”, declarou.
Além da pauta tecnológica, a executiva comentou sobre a plataforma +SBT e respondeu a uma questão sobre influenciadores digitais no canal. Segundo ela, “a televisão é o que os consolida e dá o selo de que eles são famosos, que alcançaram um outro patamar”. A CEO defendeu que a TV aberta ainda possui um papel determinante na carreira de novos comunicadores.
Na sequência do painel, o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, destacou as prioridades do governo no setor. Entre elas, a implementação da TV 3.0 foi apontada como uma das principais frentes de inovação em andamento no Brasil.