José Luiz Datena e a Band decidiram encerrar a parceria de mais de 20 anos. O contrato do apresentador, que termina neste sábado (30), não será renovado. A emissora confirmou a decisão por meio de nota oficial à imprensa nesta quinta-feira (28). “Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato”, informa o texto.
“Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos”, finaliza a Band.
Datena estreou na Band em 2003 e se consolidou como a principal estrela do canal, mesmo com uma breve passagem pela Record, em 2011. Recentemente, porém, sua insatisfação cresceu após a emissora decidir afastá-lo de programas jornalísticos. A decisão foi motivada por sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, pelo PSDB, e pelo episódio envolvendo uma agressão ao candidato Pablo Marçal (PRTB) durante um debate.
No fim de outubro, a Band anunciou que Datena não estaria mais à frente do Brasil Urgente –o programa é atualmente comandado por Joel Datena, filho do apresentador. Segundo informações de bastidores, Datena avaliou as propostas nas últimas semanas, mas concluiu que seu interesse permanece no jornalismo. Conforme o Notícias da TV, ele teria sido sondado por outras emissoras.
Datena nega qualquer negociação com outros veículos. Na manhã desta quinta (28), o jornalista se reuniu com Rodolfo Schneider, diretor de Conteúdo da Band. O encontro resultou em um acordo para encerrar a relação profissional de 20 anos. Um contrato que já havia sido negociado para os próximos dois anos será cancelado.
Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, José Luiz Datena começou sua trajetória no rádio, mas ganhou notoriedade ao migrar para a televisão na década de 1980, quando atuou na cobertura esportiva da TV Globo. Entre 1998 e 2002, ele esteve à frente do Cidade Alerta, na Record. Após uma breve atuação no Repórter Cidadão, da RedeTV!, retornou à Band em 2003, assumindo o comando do Brasil Urgente.
O jornalista ficou no programa policial até 2011, quando foi recontratado pela Record para liderar novamente o Cidade Alerta. Contudo, essa segunda passagem durou apenas oito meses. Após desavenças com a direção da Record, Datena voltou à Band e reassumiu o Brasil Urgente. No canal, ele também comandou atrações como No Coração do Brasil (2006-2009), SP Acontece (2009-2012), o game Quem Fica em Pé (2012-2013) e o Agora É Domingo (2018).