Pesquisar
Close this search box.
ESCASSEZ DE ALIMENTOS

De plantas a insetos, comida do futuro é tema do Globo Repórter

Jornalistas investigam novas alternativas culinárias para minimizar a fome e a insegurança alimentar

Dulcineia Novaes e Fernanda Grael no Globo Repórter
As repórteres Dulcineia Novaes e Fernanda Grael; comida do futuro é tema do Globo Repórter - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

O Globo Repórter desta sexta-feira (12) vai exibir o segundo programa sobre os desafios de produzir comida para todos. Nesta semana, os destaques serão cogumelos, plantas comestíveis e insetos como alimentos. Em um esforço para combater a fome e a insegurança alimentar, as repórteres Dulcineia Novaes e Fernanda Grael investigam novas alternativas culinárias para minimizar a fome e a insegurança alimentar.

No século XIX, a ideia da comida em pílula visava mitigar a preocupação com a falta de alimentos no futuro. Agora, no século XXI, a ciência apresenta uma abordagem mais sustentável, unindo sabores tradicionais à biotecnologia. No programa da Globo desta sexta (12), especialistas da Universidade Federal do Paraná exploram o potencial das plantas alimentícias não convencionais (‘pancs’), e insetos em diversas receitas, desde crepioca até geleias e farinhas.

Segundo a engenheira florestal Rosimeiry Gaspar, há mais de 50 mil espécies de plantas comestíveis no mundo, com mais de 10 mil apenas no Brasil. O Globo Repórter vai mostrar que em São José dos Pinhais, alunos do curso de Engenharia Florestal desenvolvem um projeto de agrofloresta, transformando uma área antes ocupada por um lixão em um ambiente produtivo.

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, agricultores lutam contra o desperdício ao doar alimentos que seriam descartados em suas plantações. Em parceria com mil instituições no estado, esses alimentos são aproveitados, diminuindo a insegurança alimentar. No Morro da Babilônia, no Rio, mulheres se reúnem para explorar receitas não convencionais, aproveitando ao máximo vegetais, legumes e ‘pancs’, em uma iniciativa contra o desperdício.

“Foi uma boa surpresa descobrir que, no Brasil, pesquisadores desenvolvem estudos para produção de insetos em laboratórios, voltados para o consumo humano. Ao mesmo tempo, o que encontramos na natureza e consideramos que é mato, nada mais é do que uma vegetação nutritiva que pode ajudar a amenizar o problema da escassez de comida. Neste programa vamos mostrar a riqueza alimentar do nosso país”, destaca a repórter Dulcineia Novaes sobre o Globo Repórter desta semana.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.