Debora Bloch dará vida a Odete Roitman no remake de Vale Tudo, novela que marcou a teledramaturgia brasileira. A atriz encara o desafio de interpretar uma das maiores vilãs da TV e acredita que a personagem continua representando as piores características da elite nacional. O folhetim tem autoria de Manuela Dias e previsão de estreia para 31 de março.
“A nossa herança colonial e escravagista revela como o Brasil foi fundado por uma elite que não se importa com o país, apenas com seus próprios interesses e privilégios. Em outras nações, as classes mais altas são mais comprometidas com o bem-estar coletivo. Odete encarna a elite do atraso”, disse Debora Bloch em entrevista ao jornal O Globo.
Odete Roitman se destaca pelo pensamento conservador e por seu desdém em relação ao Brasil. Segundo a atriz, a vilã culpa o país pelo subdesenvolvimento, sem perceber que sua mentalidade contribui para essa realidade.
“Trinta e sete anos atrás, já representava um pensamento retrógrado, uma visão de mundo pouco humanista, focada no lucro e na meritocracia. Quando a gente pensou que ia viver a volta de ideias tão conservadoras e autoritárias? Odete, infelizmente, é superatual”, afirmou.
Debora Bloch diz não ter semelhanças com Odete Roitman
Apesar da complexidade da personagem, Debora Bloch destaca que não vê semelhanças entre ela e Odete Roitman. O texto da novela e a construção da vilã têm proporcionado à atriz uma experiência divertida.
“Está aí uma personagem totalmente diferente de mim. O texto é muito bom e estudá-lo é um barato, acabo me divertindo com a personagem. Ela tem certa inteligência e um sarcasmo que traz humor. Também não convivo com mulheres como Odete, mas claro que conheço algumas. Costumam ser prepotentes, narcisistas e jogam com o poder e o dinheiro. Sei bem como funcionam”, comentou.
A caracterização de Odete Roitman também tem sido um fator de diversão para Debora Bloch. “Na parte da caracterização, uso um cabelo engraçadíssimo, parece um capacete. Quando me vejo pronta, tenho acessos de riso. Não tem nada a ver comigo”, revelou.
Atriz de Vale Tudo ressalta a importância da TV aberta
Debora Bloch comentou a importância da TV aberta no Brasil e sua influência no streaming. Para ela, as plataformas digitais têm seguido um caminho semelhante ao da TV tradicional. “Acho que o streaming prometeu mais do que cumpriu. Precisamos de mais diversidade na produção. Percebo que está repetindo a TV aberta, investindo em novela, o que é uma pena. A TV aberta é muito forte na nossa cultura”, analisou.
A atriz lembrou sua experiência gravando a série Onde Nascem os Fortes, no sertão do Cariri, na Paraíba, e destacou o alcance da televisão. “Não tinha nada ao redor, mas a novela chegava lá, em lugares em que as pessoas não têm acesso a peças teatrais, shows ou filmes. Funciona como um alívio para quem trabalha duro o dia inteiro. É bonito isso”, concluiu.
O remake de Vale Tudo faz parte das celebrações dos 60 anos da TV Globo e substituirá Mania de Você na faixa das nove a partir de 31 de março. A trama, escrita por Manuela Dias, tem Paulo Silvestrini na direção artística. Conforme a coluna Play, a primeira grande reviravolta da trama acontecerá entre os capítulos 70 e 80.


