A Disney anunciou nesta segunda-feira (2) que encerrarรก quase todos os seus canais lineares de TV por assinatura no Brasil em fevereiro de 2025. A exceรงรฃo serรก a ESPN, marca do grupo responsรกvel pela transmissรฃo de eventos esportivos ao vivo. Segundo informaรงรตes divulgadas, a decisรฃo jรก foi comunicada a operadoras como Claro e Sky e faz parte de uma estratรฉgia global de foco no streaming.
Os canais que sairรฃo do ar incluem Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV. As marcas, dedicadas a filmes e sรฉries, tรชm registrado audiรชncias cada vez menores no ibope. Todo o conteรบdo serรก transferido para o Disney+, que passou por um relanรงamento em 2023, incluindo a oferta de esportes ao vivo. A notรญcia foi adiantada pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
Em nota oficial, a Disney justificou a medida como parte de uma adaptaรงรฃo ร s transformaรงรตes no mercado de mรญdia e entretenimento. โPara garantir que continuemos a evoluir e atender ร s necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovaรงรฃo, decidimos descontinuar a operaรงรฃo de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025โ, diz o comunicado.
โEssa decisรฃo inclui o encerramento dos canais Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, sem impactar nossos canais esportivosโ, complementa a assessoria de imprensa da Disney. A ESPN permanecerรก ativa devido ร sua importรขncia no segmento de transmissรตes ao vivo. No Brasil, partidas de futebol e outros eventos esportivos lideram frequentemente a audiรชncia na TV paga.
A decisรฃo da Disney se trata de um movimento inรฉdito entre grandes grupos de comunicaรงรฃo no mercado brasileiro. Enquanto a empresa do Mickey aposta no streaming como รบnico formato de entrega de conteรบdo, concorrentes como Warner Bros. Discovery e Globo continuam mantendo acordos importantes com as operadoras de TV paga e assegurando a permanรชncia de seus canais lineares.