O documentário Vale dos Isolados: O assassinato de Bruno e Dom, do Globoplay, ganhou o Prêmio Gabo de 2024, na categoria Imagem, nesta sexta-feira (5). A premiação foi criada pela fundação que leva o nome do escritor colombiano Gabriel García Márquez e é um dos mais importantes do jornalismo na América Latina.
Sônia Bridi, que dirigiu o documentário, compareceu à cerimônia de premiação realizada em Bogotá, na Colômbia. “Estou muito feliz! Este prêmio que recebo em nome da grande equipe do Globoplay é importante para lembrar que os assassinos de Bruno e Dom ainda não foram julgados”, disse a jornalista.
“Que os responsáveis por desmontar a Funai e os sistemas de proteção do Vale do Javari não foram levados à justiça. E que, ainda hoje, os crimes de pesca ilegal continuam acontecendo impunemente no Vale do Javari”, ressaltou Sônia Bridi em comunicado divulgado pela Globo neste sábado (6).
Vale dos Isolados: O assassinato de Bruno e Dom foi produzido pelo Jornalismo da Globo. A produção se debruça sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira (1980- 2022) e do jornalista britânico Dom Phillips (1964-2022), em 2022. O caso teve repercussão no mundo inteiro.
O documentário do Globoplay revela ainda o ciclo histórico de violência no Vale do Javari, região da Amazônia onde vivem indígenas de sete etnias diferentes e com a maior concentração de povos isolados do planeta. Vale dos Isolados: O assassinato de Bruno e Dom está disponível no catálogo da plataforma de streaming da Globo.