O médico e escritor Drauzio Varella estreia no próximo sábado (24), na TV Cultura, a série Quanto Mais Cedo, Maior. Com dez episódios, a produção aborda temas fundamentais para os primeiros seis anos de uma criança, período chamado de primeira infância. A exibição será semanal, às 20h50.
A série mostra a importância dos cuidados, da presença paterna, da educação infantil e das brincadeiras e vivências em espaços públicos. A partir de histórias reais, Quanto Mais Cedo, Maior fala sobre o impacto positivo de cuidar da primeira infância desde a gestação e de como as famílias podem contribuir, com muito carinho e afeto, para que seus filhos cresçam saudáveis e confiantes.
“O bebê já começa a aprender no interior do útero materno. O desenvolvimento da criança se dá pela maneira como ela se relaciona com tudo que está a sua volta. Falar, cantar, brincar e ler para bebês e crianças são os melhores estímulos para a aprendizagem”, diz Drauzio Varella em um dos episódios da nova série da TV Cultura.
A carreira de Drauzio Varella
Médico cancerologista formado pela USP, Drauzio Varella nasceu em 1943, em São Paulo. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo.
Durante 20 anos, Varella dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). Foi um dos pioneiros no tratamento da aids, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil.
O médico também é conhecido nacionalmente por participações em séries exibidas no Fantástico, da Globo, sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes, entre outras. Drauzio Varella é casado com a atriz Regina Braga desde 1981.