O Duolingo, plataforma de aprendizagem de idiomas, anunciou nesta quinta-feira (9) o lançamento de sua primeira série original de anime, intitulada O Teste Final. A minissérie de cinco episódios estreia na segunda-feira (13), no canal oficial da empresa no YouTube e coincide com a disponibilização dos cursos de japonês atualizados da plataforma.
A iniciativa busca se conectar com a crescente comunidade de fãs de animes que se sentem motivados a aprender o idioma por conta das produções. “O anime é um fenômeno cultural global e, para muitas pessoas, é a faísca que as motiva a aprender japonês”, afirmou Manu Orssaud, diretor de marketing do Duolingo.
A história por trás dos personagens
A trama de O Teste Final funciona como uma história de origem para os conhecidos personagens do aplicativo. Antes de se tornarem os guardiões das “ofensivas” (as sequências de dias de estudo), eles eram pessoas comuns. Recrutados por Duo, o mascote da marca, eles precisam enfrentar diferentes desafios para manter suas próprias ofensivas –e uns aos outros– vivos na disputa.
“Com O Teste Final, estamos canalizando essa paixão e expandindo nosso universo de personagens de uma forma inesperada, obcecada por ofensivas e inconfundivelmente Duolingo”, completou Orssaud. A campanha também terá integrações dentro do aplicativo, com animações personalizadas e ilustrações temáticas para os usuários.
Produção autêntica e formato curto
Para garantir uma experiência autêntica, a série foi produzida em parceria com o renomado estúdio de animação Titmouse. A dublagem original é em japonês, com legendas disponíveis em diversos idiomas, incluindo o português. A escolha, segundo a empresa, é para que os fãs possam apreciar a série em sua forma mais genuína.
Cada um dos cinco episódios terá a duração de 60 segundos. O formato foi pensado para se adequar à maneira como os fãs consomem conteúdo de anime em plataformas de vídeos curtos, integrando a narrativa ao ambiente digital onde a marca já tem forte presença e engajamento com o público.