Apresentador do The Chef, Edu Guedes está deixando a Band após quase 4 anos de parceria. De acordo com informações divulgadas, o comunicador e o canal estão negociando a rescisão do contrato de forma amigável. A saída da atração de culinária das manhãs da emissora deve acontecer até o fim de maio. O Bora Brasil, de Joel Datena, deve ganhar mais tempo na grade.
Os detalhes foram adiantados pelo site F5, da Folha de S.Paulo. Edu Guedes está perto de acertar seu retorno para a RedeTV!, onde ele trabalhou entre 2015 e 2020, e comandou os programas Melhor Pra Você e Edu Guedes e Você. As conversas estão avançadas e já houve uma reunião com a diretoria do canal de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho.
Conforme o colunista Flávio Ricco, do portal R7, o Bora Brasil deve ter a duração estendida, ficando no ar das 8h às 11h, para ajustar a programação com a saída do The Chef. A ideia da direção da Band é trabalhar com contraprogramação e apostar em jornalismo no horário em que Globo, Record e SBT estão com as revistas eletrônicas Encontro, Hoje em Dia e Chega Mais, respectivamente.
Band tentou mudar contrato com Edu Guedes
O motivo do rompimento entre Edu Guedes e a Band é o modelo do acordo adotado entre as partes. O site Notícias da TV, parceiro do UOL, revelou que o The Chef é produzido de forma independente pelo cozinheiro, que pagava uma comissão para o canal para que a atração fosse mantida na programação. A reportagem conta ainda que Guedes faturava alto com os valores arrecadados com merchandising.
O departamento Comercial da Band, que desde janeiro é comandado pela equipe do executivo Walter Zagari, tentou rever as cláusulas do acordo com Edu Guedes para favorecer mais a rede, sem sucesso. Sem a possibilidade de um novo modelo de parceria entre as partes, o apresentador do The Chef decidiu encerrar o contrato de forma amigável.