A EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, vai comemorar seus 45 anos no dia 1º de outubro com um episódio especial do Globo Repórter. O programa, produzido exclusivamente pela emissora, será exibido no dia 4 de outubro, logo após a novela Mania de Você. A produção, que abordará tecnologias inovadoras, também contará as histórias de pessoas da área de cobertura da EPTV que atuam em setores inovadores.
A equipe da emissora, em um trabalho que levou dois meses, gravou em 13 cidades, incluindo Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha, além entrevistas nos Estados Unidos. O jornalista Paulo Gonçalves foi responsável pelo roteiro, produção e edição do especial, que teve imagens de Pedro Santana e edição de Eulâmpio Neto, com a colaboração do Acervo EP.
A produção da EPTV passa por lugares como Santa Rita do Sapucaí, cidade no sul de Minas Gerais, que participa da corrida espacial com o desenvolvimento de minissatélites e projetos para a sexta geração da internet. Em Campinas, o foco está no uso de robôs, projetos do laboratório Sirius e no trabalho do maior laboratório de inteligência artificial da América Latina, da Unicamp, que desenvolve ações na área da medicina preventiva.
Nas regiões de Ribeirão Preto e São Carlos, o episódio do Globo Repórter explora a aplicação de games na educação e o desenvolvimento de carros voadores. Nos Estados Unidos, a equipe entrevistou um engenheiro de telecomunicações da NASA, nascido em Minas Gerais, responsável pela comunicação em missões robóticas. O especial também passou pelas cidades de Los Angeles e Pasadena, na Califórnia, para acompanhar inovações tecnológicas.
Paulo Gonçalves, responsável pela produção, reforça a conexão entre o especial e a história da emissora. “A EPTV tem uma longa história de parceria com o Globo Repórter. Vamos comemorar mais um aniversário com histórias de pessoas de nossa região que trabalham nas trilhas do amanhã. A revolução tecnológica impacta todos nós. E nada como mostrar quem abre esses caminhos, numa emissora que tem pioneirismo até no nome”, disse.
A história da EPTV
Fundada em 1º de outubro de 1979, em Campinas, por José Bonifácio Coutinho, a EPTV começou com a missão de criar uma rede regional de televisão de sucesso. Nos anos seguintes, expandiu sua operação para Ribeirão Preto (1980), Varginha (1988) e São Carlos (1989), se consolidando como uma referência na comunicação regional.
Ao longo de quatro décadas, a EPTV se transformou em um conglomerado de mídia, formando o Grupo EP, que hoje inclui diversas empresas voltadas à produção de conteúdo audiovisual, radiofônico e digital. Além das comemorações televisivas, a emissora promove também ações internas para seus colaboradores, lideradas por Mônica Barbosa, coordenadora de Acervo do Grupo EP, mantendo viva a história e a essência da empresa.
“Nestes 45 anos, várias pessoas vieram e foram construindo essa história. A gente fala muito de inovação, mas quando pensamos em todas as nossas fases, no começo tão desafiador para fazer Jornalismo em um veículo de comunicação no interior de São Paulo, e nas trocas de equipamentos e transição do analógico para digital sempre acompanhando as mudanças tecnológicas, percebemos o quanto o Grupo EP sempre foi inovador”, disse Mônica.
“Durante o período dessa exposição, a gente espera que o time de colaboradores se inspire nessa questão de como fomos pioneiros e também temos valores muito sólidos e enraizados que vieram lá do nosso fundador, o Dr. Bonifácio, e que permeiam a gente até hoje”, conclui a coordenadora do acervo da EPTV.