MEMÓRIAS

Ernesto Paglia relembra 43 anos de carreira e revela novo projeto sobre a Amazônia

Em entrevista a Ronnie Von, jornalista reflete: “Se virem em mim um bom contador de histórias, atingi meu objetivo”

Ernesto Paglia e Ronnie Von sorrindo lado a lado, ambos de terno, em um estúdio com prateleiras ao fundo
Ernesto Paglia e Ronnie Von; jornalista fala sobre a carreira de sucesso no Companhia Certa - Foto: Divulgação/RedeTV!
Compartilhe:

O jornalista Ernesto Paglia é o convidado de Ronnie Von no programa Companhia Certa desta quarta-feira (8), na RedeTV!. Em uma conversa sobre sua longa e sólida carreira, o comunicador relembrou coberturas históricas, refletiu sobre sua principal motivação na profissão e revelou detalhes de um novo projeto que está finalizando sobre a Amazônia.

Referência no jornalismo brasileiro, Paglia soma no currículo a cobertura de oito Copas do Mundo, a visita do papa João Paulo II (1920-2005) e o movimento das Diretas Já (1983-1984). O repórter, que ficou mais de 43 anos na TV Globo, definiu o que considera sua principal missão. “Gosto de contar histórias e se isso for reconhecido, atingi meu objetivo”, pontuou.

Ernesto Paglia: um bom contador de histórias

Durante a entrevista, Ernesto Paglia afirmou que a honestidade e o interesse genuíno pelos temas foram essenciais para sua longevidade na profissão. “Precisava contar histórias de uma maneira que me interessasse, o resto é consequência”, declarou. Saudoso, ele relembrou o início na TV Globo, em 1979: “Aprendi na marra. Entrei nessa e só saí 43 anos e 10 meses depois”.

Ao falar dos diversos programas por onde passou, ele brincou que só não fez o Globo Rural por ser muito cedo, mas não escondeu o seu preferido. “O Globo Repórter, sem dúvida”, afirmou o jornalista, que também atuou como repórter especial e correspondente internacional ao longo de sua trajetória na emissora, onde se consolidou como um grande nome da televisão.

Novo documentário na Amazônia

Entre os trabalhos mais marcantes, Ernesto Paglia destacou a série País dos Raios, exibida no Fantástico há 15 anos, que, segundo ele, teve um “impacto brutal no número de acidentes causados por raios no Brasil”. O jornalista revelou que está finalizando uma nova produção sobre o tema. “Dessa vez vamos para a Amazônia. Em vez de caçar apenas raios, vamos caçar tempestades”, antecipou.

O novo projeto será um documentário de três episódios e já está na reta final de produção. A primeira parte da entrevista com Ernesto Paglia, com mais detalhes sobre sua carreira e o novo trabalho, será exibida no Companhia Certa desta quarta-feira (8), à 0h, na RedeTV!.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.