A ESPN oficializou neste sábado (1º) o contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para exibir novamente a Copa do Nordeste em sua programação. A emissora retoma as transmissões do torneio a partir de terça-feira (4), na segunda rodada da fase de grupos.
O primeiro jogo transmitido pelo canal esportivo será Fortaleza x Sport, às 21h30 (horário de Brasília). No total, a ESPN exibirá 17 partidas do campeonato, incluindo 12 jogos da fase de grupos, dois das quartas de final, uma semifinal e as duas partidas da final. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
A ESPN já transmitia a Copa do Nordeste até o ano passado, mas ficou de fora da fase prévia e da primeira rodada da edição de 2025. Inicialmente, os direitos estavam restritos ao SBT Nordeste e ao Premiere, serviço de pay-per-view da Globo. O motivo da ausência foi um desacordo contratual, já que anteriormente o contrato da competição não era vinculado diretamente à CBF. A Globo também enfrentou dificuldades semelhantes nas negociações.
A Copa do Nordeste tem sido um atrativo para a audiência da ESPN. Em 2024, as finais do torneio registraram bons índices de audiência e garantiram a liderança do canal na TV paga durante as transmissões. O contrato assinado com a ESPN não prevê exclusividade, o que significa que a emissora deve exibir partidas que também estarão disponíveis no Premiere, plataforma da Globo.
O que é a Copa do Nordeste?
A Copa do Nordeste, também conhecida como Nordestão ou Lampions League, é um dos torneios regionais mais importantes do futebol brasileiro. Disputado por clubes da Região Nordeste, o campeonato foi organizado oficialmente pela primeira vez em 1994 e passou a ser comandado pela CBF a partir de 2003.
Após um período de cancelamentos entre 2004 e 2012, a competição voltou de forma definitiva ao calendário do futebol nacional em 2013. Desde então, o torneio consolidou sua relevância, garantindo ao campeão diferentes benefícios, como vagas na Copa Sul-Americana (2014-2016) e na Copa do Brasil (a partir de 2017).
Bahia e Vitória são os maiores campeões do torneio, com quatro títulos cada. Sport, Ceará e Fortaleza somam três conquistas, enquanto América de Natal, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa possuem um título cada.
Atualmente, a Copa do Nordeste conta com 36 equipes, distribuídas em fases eliminatórias e fase de grupos, proporcionando maior inclusão e competitividade. Há ainda um estudo para criação de uma segunda divisão do torneio, estabelecendo um sistema de acesso e rebaixamento.