Nivea Stelmann, ex-atriz da Globo, revelou sua preocupação com as medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos contra imigrantes ilegais. Morando legalmente na Flórida desde 2017 com sua família, ela afirmou sentir o impacto da tensão entre os deportados nos últimos dias.
Em seu perfil no Instagram, Nivea Stelmann alertou imigrantes, especialmente brasileiros, para não tentarem entrar ilegalmente nos EUA. Segundo ela, muitas pessoas estão deixando as grandes cidades devido à intensificação da fiscalização.
“As pessoas pensam assim: ‘Ela está morando lá nos Estados Unidos, vida boa. Fica aí mesmo, não vem para cá não’. As pessoas se esquecem que a gente, eu pelo menos, tenho um vínculo emocional muito grande. Sou brasileira antes de ser americana. Me tornei americana, conquistei esse direito, através de advogado, fazendo meu visto direitinho, já cansei de falar aqui, mas o meu coração é brasileiro”, disse ela.
Nivea também rebateu críticas de que falaria mal dos americanos. “As pessoas olham para a gente aqui e dizem: ‘Ah, você é americana e fala mal dos americanos?’. E eu não falo mal dos americanos, eu falo a verdade. Existe todo tipo de americano, né? Muita gente de bom coração, muita gente bacana, mas tem uma maioria que é muito soberba e que tem xenofobia, sim. Tem, muita”, acrescentou a atriz que recentemente esteve na reprise de Alma Gêmea (2005).
Nivea Stelmann destacou que a discriminação afeta mesmo aqueles que vivem legalmente no país. “Você fala inglês com seu sotaque e pronto [olham feio]. Existe muito bullying nas escolas, na vida”, comentou. Ela reforçou que a situação migratória se tornou preocupante, com muitas pessoas temendo a deportação e buscando refúgio em áreas menos fiscalizadas.
“Essa questão migratória que está supercomplicada, eu estou apavorada. Tem muita gente indo embora mesmo, de medo, gente indo pro interior. Eu acho uma medida muito inteligente, porque obviamente eles vão ficar focados em grandes cidades e onde tem mais brasileiros”, disse a ex-atriz da Globo.
“Eles querem que esse povo se lasque, vá embora, quem está ilegal. Então os imigrantes estão tentando ao máximo não colocar as caras. Eu tento ter o máximo de empatia possível porque as pessoas vieram com sonhos. Fizeram errado? Fizeram errado. Mas que horror, que pânico, fico imaginando o que passa na cabeça dessas pessoas. Então você, que está aí no Brasil, eu falo de novo pra vocês: não venha ilegal, não venha não”, pediu Nivea Stelmann.