Pedro Vasconcelos, ex-diretor de novelas da Globo, fez uma análise sobre as atuais tramas da emissora. Em entrevista, ele contou que, antigamente, o canal costumava oferecer entretenimento de qualidade com três produções diárias que eram o suprassumo da dramaturgia brasileira. Segundo o diretor, a teledramaturgia permitia fazer uma análise sociológica dos telespectadores.
“Era possível trabalhar dentro de você o seu entendimento sobre o ser humano, discutir valores familiares dentro de casa”, declarou ele durante participação no podcast GeralPod. Pedro Vasconcelos disse que hoje a Globo tenta impor determinados temas. “É uma imposição de determinadas coisas e foi isso que quebrou as novelas, a perda desses valores e do entendimento de que a televisão é um convidado na casa das pessoas e convidado tem respeito pelo lar que está entrando”, analisou.
Pedro Vasconcelos disse que a direção da Globo não proibia os autores de abordarem alguns assuntos, mas pontou que havia a necessidade de adotar uma melhor forma de comunicação. “Pode ser que aquela pessoa não gostasse de determinado assunto, então era preciso ter cuidado. Hoje parece que nos portamos diferente. Chegamos [e falamos]: ‘Vocês vão assistir isso aqui’. Peraí, cara, não é assim, você é convidado aqui dentro, não o dono da casa”, disse o ex-funcionário da emissora líder de audiência. Pedro Vasconcelos ainda criticou a perda de qualidade das atuais produções da Globo.
“Tem autores que tem mais delicadeza, habilidade e inteligência, porque [fazer novela] é inteligência de comunicação. Por isso falei que deve ter alguém com 12 anos cuidando de estratégia de comunicação [da emissora]. Porque se eu quero que o assunto seja bem recebido na casa do maior número de pessoas. Se eu quero que as pessoas abram o coração, a cabeça, e entendam que não importa a orientação sexual, mas o amor que as pessoas sentem por aquela pessoa. Interessa que eu tenha amor, carinho, compreensão e afeto por aquela pessoa. Então tenho que fazer isso de forma inteligente para ser bem recebido.”
Ex-diretor de novelas da Globo, Pedro Vasconcelos deixou a emissora em março de 2021, após 20 anos de contrato. Apesar de ter se destacado no comando de folhetins, ele começou a carreira no canal como ator de novelas. Atuou em produções como Top Model (1989), Fera Ferida (1993) e A Próxima Vítima (1995). Em 1997, foi protagonista da terceira temporada de Malhação ao lado de Luana Piovani. Sua última novela como diretor artístico foi Espelho da Vida (2018).