José Roberto Maciel, que assumiu a presidência do Grupo Silvio Santos em abril de 2022, após a saída de Guilherme Stoliar, está de saída do conglomerado. O executivo atuava como homem de confiança da família Abravanel e esteve no grupo de mídia fundado por Silvio Santos (1930-2024) há mais de duas décadas.
Segundo informações do site NaTelinha, parceiro do UOL, a saída foi uma decisão acordada entre partes e ocorre em meio a uma série de alterações estratégicas e movimentações nos bastidores do grupo, que inclui o SBT, a Jequiti Cosméticos, a Liderança Capitalização, a Sisan Empreendimentos Imobiliários e o Hotel Jequitimar.
No período em que esteve à frente do SBT como CEO, José Roberto Maciel se consolidou no comando da emissora e foi responsável por promover o reposicionamento do canal. Em 2020, o executivo destacou em entrevista ao Meio & Mensagem que a imagem do SBT como um canal “estagnado” era equivocada.
Na época, ele ressaltou que o crescimento da audiência e da participação de mercado a partir de 2015 foi um reflexo da adoção de novas plataformas e de uma estratégia de comunicação das marcas mais ampla e alinhada ao contexto digital. Sob sua liderança, o SBT expandiu sua presença nas redes e reforçou parcerias, como a de conteúdo com o YouTube, onde se estabeleceu como uma plataforma multimídia de distribuição.
A cadeira de José Roberto Maciel deverá ser ocupada por Renata Abravanel, a “filha número 6” de Silvio Santos, que já havia sido cogitada para o cargo em 2021, na ocasião da saída de seu primo, Guilherme Stoliar. Na época, Renata optou por seguir na presidência do Conselho de Administração do grupo, mas seu nome agora ganha força para liderar o conglomerado.
Além disso, as mudanças no Grupo Silvio Santos não se limitam apenas à saída de Maciel. Desde o início de 2023, o SBT tem passado por uma série de transições, com outros nomes importantes também deixando o canal. Em setembro de 2023, Fernando Pelegio deixou a Diretoria Artística e de Criação.
Recentemente, Murilo Fraga, que comandava a Direção de Programação, e Luciana Valério, responsável pelo Departamento Comercial, também se afastaram. Ariel Jacobowitz, ex-diretor do Programa Eliana (2009-2024) e do Chega Mais, encerrou sua passagem pelo SBT no começo de outubro. Segundo a publicação, há outras mudanças previstas.