Pesquisar
Close this search box.
ROBERTO FRANCO

Executivo especialista em TV digital deixa SBT depois de 22 anos

Referência em tecnologia de televisão no Brasil, profissional aproveitou o momento de mudanças para sair do canal

Roberto Franco, executivo do SBT, durante entrevista para a associação de radiodifusão AESP
Roberto Franco em entrevista para a AESP; executivo está de saída do SBT - Foto: Reprodução
Roberto Franco, executivo do SBT, durante entrevista para a associação de radiodifusão AESP
Roberto Franco em entrevista para a AESP; executivo está de saída do SBT - Foto: Reprodução
Compartilhe:

O engenheiro Roberto Franco, um dos principais nomes da tecnologia televisiva no Brasil, está de saída do SBT. O profissional, que já foi executivo da Record no início dos anos 2000, estava no canal de Silvio Santos desde 2002, onde liderou a implantação da TV digital no país. Ele decidiu sair em comum acordo com a emissora, aproveitando um momento de mudanças internas.

O SBT confirmou para o site Notícias da TV a saída de Franco, que ocupava o cargo de diretor de operações e tecnologia desde novembro do ano passado. Ele negou rumores de atrito com Fernando Justus Fischer, diretor-executivo de operações e profissional de confiança de Daniela Beyruti, vice-presidente da empresa.

“Meu relacionamento com o SBT é excelente. Continuo SBTista. Estou saindo por questões de planos pessoais. Gosto de planejar, inovar, de estratégia. E a área que dirijo hoje é muito operacional, já passei por isso, não é o meu sonho, e o SBT precisa de gente nova”, explicou Roberto Franco em conversa com o site parceiro do UOL.

No SBT, Franco liderou a área de tecnologia, geriu a rede de emissoras afiliadas e, até novembro do ano passado, foi diretor institucional, responsável por áreas regulatórias e relacionamentos governamentais. Aos 62 anos e com 42 de carreira, ele planejava há muito tempo estudar no exterior e decidiu que este era o momento ideal para sair do SBT.

Roberto Franco é um dos executivos mais influentes da televisão brasileira, presidiu a SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Nos últimos 25 anos, também integrou o Conselho Consultivo da Anatel e o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

O profissional deve continuar como conselheiro da SET e do SBTVD, mas deixará a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) pois o cargo pertence ao SBT. “Devo continuar ligado ao setor [de radiodifusão], tem gente me ligando, mas não sei ainda. Se aparecer um desafio intrigante, pode ser que eu vá para uma empresa, mas se eu não for vou atuar com consultoria e como conselheiro de empresas”, afirmou.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.