MALICHA

Fã de Chaves encontra episódio raro com substituta de Chiquinha

Versão inédita do clássico humorístico mexicano ressurge após 50 anos na Colômbia

Episódio perdido de Chaves que foi encontrado na Colômbia
Episódio perdido de Chaves foi encontrado na Colômbia - Foto: Reprodução
Compartilhe:

Imagens inéditas de Chaves (1973-1980), gravadas em 1974, foram localizadas após décadas. O episódio Seu Madruga Fotógrafo, exibido originalmente pela Televisa em setembro daquele ano, era dado como perdido. Apenas a versão regravada em 1977 havia chegado ao Brasil. O episódio mostra uma substituta temporária para Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves).

A gravação foi encontrada pelo colecionador peruano Shambler Casper, conhecido por buscar episódios raros das produções de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014). O material estava na casa de Juan Felipe Gómez, na Colômbia, na cidade de Bucaramanga, localizada a 384 km da capital, Bogotá. Até então, não havia informações sobre o episódio, nem a sinopse ou elenco.

Malicha, personagem interpretada por María Luisa Alcalá (1942-2016), aparece na história. Criada para preencher a ausência de Chiquinha durante a saída temporária de María Antonieta de las Nieves, Malicha figurou em quatro episódios de Chaves e um de Chapolin (1973-1979).

“Três desses episódios já foram exibidos no Brasil pelo SBT. Agora, descobrimos mais um”, afirmou Antonio Purcino, administrador do Fórum Chaves, ao jornal O Globo. A personagem deixou o elenco em 1975, quando María Antonieta reassumiu seu papel.

A trama acompanha Seu Madruga em seu trabalho como fotógrafo, enfrentando desafios no novo emprego. Chaves, Kiko e Malicha brincam com uma câmera e um painel fotográfico com um aviãozinho, gerando confusões. Durante o episódio, Seu Madruga tenta fotografar Kiko, mas Chaves atrapalha constantemente a sessão.

Quantos episódios de Chaves e Chapolin estão desaparecidos?

Cerca de 80 episódios de Chaves e Chapolin continuam desaparecidos. Entre as razões para essas perdas estão a reutilização de fitas pela Televisa, a deterioração dos rolos de filme e o terremoto de 1985 na Cidade do México. Além disso, algumas gravações foram censuradas ou simplesmente esquecidas nos arquivos da emissora.

Shambler Casper já localizou outras gravações raras e digitalizou parte do material encontrado. Agora, a versão original de Seu Madruga Fotógrafo pode ser assistida no canal do YouTube do Fórum Chaves, permitindo que fãs conheçam um pedaço inédito da história da série. Atualmente, a produção mexicana ocupa o horário nobre do SBT.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.